Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Programas driblam novo visual do Windows 8

Usuário pode ter de volta o menu Iniciar, extinto na nova versão

Aplicativos adicionam funções e recuperam ferramentas presentes nas edições anteriores do sistema da Microsoft

BRUNO ROMANI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Menos de dois meses após o lançamento do Windows 8, já começam a surgir programas para quem não gostou das novidades do sistema, que foi radicalmente reformulado pela Microsoft.

Os novos aplicativos atendem quem quer de volta a sensação de usar versões anteriores da plataforma.

Um dos recursos que pode ser ressuscitado é o menu Iniciar, ferramenta que existiu por 17 anos, do Windows 95 e ao Windows 7. Vários programas instalam o menu que abriga atalhos, pastas, configurações e comandos.

O Classic Shell e o Start Menu 8 são os mais fiéis em sua missão de deixar confortável novamente o usuário antigo do Windows. O primeiro pode ficar com o jeitão do menu Iniciar do Windows XP, enquanto o segundo é uma reprodução da ferramenta em sua versão no Windows 7.

Para quem busca algo um pouco mais moderno sem abrir mão do menu, o Pokki for Windows 8 é uma boa opção. Ele é um menu Iniciar evoluído, com belo design e funções diferentes, como central de notificações (na qual é possível acompanhar o recebimento de e-mails, tuítes e mensagens no Facebook) e ter acesso a uma loja de apps.

Além de instalar o menu, o Start8 promete deixar o usuário livre de outra novidade do Windows 8, a nova tela inicial, que é parecida com a de um smartphone. O programa faz com que o computador seja aberto diretamente na Área de Trabalho, espaço que, na nova versão do Windows, precisa ser acessado como um aplicativo.

Já o Power8 desabilita os cantos com informações do Windows 8. Assim, o usuário fica livre de intromissões da nova interface quando estiver no modo Área de Trabalho. E a tecla Windows volta a abrir o menu Iniciar.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página