Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

ATENÇÃO

Cozinha nerd

Com sopa de linguiça, bolinho de gemada e iPhone de chocolate, livro reúne 75 receitas culinárias
de executivos da área de tecnologia

CLAIRE CAIN MILLER DO “NEW YORK TIMES”

Nem todo mundo é capaz de criar uma companhia como o Facebook ou o Foursquare, mas você pode fazer os bolinhos de Natal com gemada e raspas de canela da família Zuckerberg ou a sopa de linguiça da mãe do fundador do Foursquare.

Essas são duas das 75 receitas, acompanhadas por relatos pessoais e fotos, que empresários, engenheiros e executivos do setor de tecnologia revelam no livro "The Start-Up Chef". O dinheiro arrecadado será doado a organizações de combate à fome.

Daniel Ek, fundador do Spotify, apresenta sua receita de filé marinado, e Fred e Joanne Wilson, investidores em tecnologia e conhecidos blogueiros, oferecem seus cookies com pastilhas de chocolate, que eles alardeiam como os melhores do mercado.

Há receitas exóticas, como o iPhone de chocolate de Brit Morin, empresária de mídia digital, e outras que parecem dignas de banquete, como o peixe halibute ao molho de limão com batatas assadas e creme fresco de Ken Weber, da empresa de games Zynga.

O livro de receitas está disponível apenas como e-book, mas uma versão em papel talvez venha a ser lançada. O valor pago pelo livro fica a critério do comprador -o preço sugerido é US$ 20, e o mínimo é US$ 10.

O livro foi concebido por Hunter Walk, executivo que comanda a YouTube for Good -unidade da empresa que coopera com organizações sem fins lucrativos-, e por Maya Baratz, executiva de novas mídias da rede ABC News.

As receitas propiciam um vislumbre das vidas pessoais -e das cozinhas- de algumas celebridades do mundo da tecnologia. O livro revela, por exemplo, que engenheiros gostam de sobremesas e que os executivos do setor de capital para empreendimentos gostam muito de drinques.

"Elas são pessoas muito interessantes, conhecidas por aquilo que fazem em seus escritórios durante o dia, e o livro mostra um pouco do que as inspira em seu processo criativo", diz Baratz.

Walk propôs a ideia, conta ele, inspirado pelas fotos de comida que seus amigos do ramo de tecnologia publicam em serviços como o Instagram. Cozinhar, pelo visto, não é muito diferente de criar software, pois envolve pegar componentes crus e transformá-los em um produto completo, dizem os autores.

O e-book serve como exemplo de filantropia praticada por jovens empresários da tecnologia muito antes que se aposentem. Os recém-bilionários do Vale do Silício às vezes são criticados por não serem tão filantrópicos quanto sua riqueza permitiria, mas isso está mudando, diz Walk.

"A comunidade da tecnologia, em especial jovens fundadores de empresas, já não espera para praticar filantropia só após suas empresas abrirem o capital [na Bolsa]. Eles querem contribuir para o mundo o tempo todo."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página