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O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

André Conti

Os melhores de 2012

Ao dar total liberdade ao jogador, sem abrir mão da rica narrativa, "Crusader Kings 2" é o jogo do ano

Achei 2012 um ótimo ano para os jogos. Com muitas injustiças, seguem os meus cinco melhores:

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"THE WALKING DEAD"

(PC, Mac, iOS, PS3 e Xbox 360)

Um gênero considerado morto e uma história de mortos-vivos. Foi assim que a produtora Telltale Games atingiu o equilíbrio perfeito entre a nostalgia por clássicos como "Full Throttle" e "Monkey Island" e a revitalização do adventure.

Depois de uns tantos jogos quase bons, a Telltale encontrou na série de TV "The Walking Dead" o jeito de unir essas pontas. O jogo é suficientemente tradicional para agradar aos puristas e ao mesmo tempo traz coisas novas -escolhas morais, ritmo cinematográfico- que ajudaram a injetar energia no gênero.

WII U

Ainda é cedo para saber se o Wii U, novo console da Nintendo, vai repetir o sucesso do Wii. Mas a aposta é boa (e alta), e a Nintendo foi esperta em manter o Wiimote, o joystick do Wii, facilitando a transição.

Assim, uma pessoa jogando na tela do controle terá uma experiência diferente da que está disputando o mesmo jogo na TV com o Wiimote. Em outros casos, a tela no controle funciona como extensão da TV, mostrando mapas, inventário etc. Na mão de um desenvolvedor criativo, é um prato cheio.

"JOURNEY" (PS 3)

Com "Journey", a Thatgamecompany conclui a trilogia iniciada em "Flow" e "Flower", todos exclusivos para o PS3. E em grande estilo: "Journey" absorve e amplia tudo o que fez da série um marco em termos de narrativa e interatividade.

A premissa é simples: você é um viajante que precisa chegar a uma montanha, sempre ao horizonte. Como diz o clichê, o que importa é a jornada. São cerca de duas horas de quebra-cabeças e um pouco de ação, conforme outro jogador on-line (que você nunca saberá quem é) o acompanha pelas ruínas de uma antiga civilização.

"KING OF DRAGON PASS"

(lançado em 1999 para PCs, relançado para iPad neste ano)

"KoDP" é essencialmente um jogo de texto (com imagens estáticas), talvez a expressão mais completa de "história interativa" que se possa ter. O jogo coloca você no controle de um clã bárbaro, por meio de um conselho de sete líderes.

A cada estação, duas decisões grandes podem ser tomadas. Ao mesmo tempo, centenas de eventos aleatórios diplomáticos, religiosos, militares ou cotidianos precisam ser resolvidos. Infinitamente viciante.

"CRUSADER KINGS 2"

(PC e Mac)

Jogo do ano, com duas voltas sobre o segundo colocado, "CK2" é um simulador histórico que cobre toda a Alta Idade Média, de 1066 a 1453.

Você controla qualquer uma das dezenas de dinastias da época, todas reais e pesquisadas à exaustão.

O jogador pode conduzir a partida como quiser, guerreando, assassinando rivais ou arranjando casamentos. É preciso sobreviver a invasões, súditos traiçoeiros e todo tipo de trama macabra.

"CK2" dá ao jogador total liberdade e as ferramentas necessárias para recriar a história. E faz isso sem abrir mão de uma narrativa riquíssima, mesmo que ela tenha sido criada por você.

chorume.org

@andre_conti


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