Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Pequena cidade de areia é ponto de partida

Barcos saem de Gran Roque, considerada a "capital" do arquipélago, para levar os turistas a outras praias

Bem escassa, água doce pode faltar em períodos de alta temporada; o dia termina ao redor de uma pracinha

EM LOS ROQUES

Alívio! O teco-teco pousa com sucesso naquele pedaço de terra firme cercado de água. E olha que nem teve tantos solavancos como os passageiros especulavam.

O copiloto abre as portas da aeronave. Um funcionário do "aeroporto" retira e passa as bagagens para o carregador da pousada.

Ele confirma seu nome e sua reserva. Estampa um sorrisão no rosto e emenda: "Bienvenido a Los Roques".

Espécie de capital do arquipélago, Gran Roque é a porta de entrada dos visitantes que chegam pelo ar.

Lá está o aeroporto --na verdade, o que existe é uma pista, sem estrutura para embarques e desembarques como check-in das companhias.

É só desencanar e seguir o carregador, à frente, empurrando o carrinho. Enquanto ele pega a ruazinha à direita, você terá que passar pelo posto de controle e pagar uma taxa de visita que custa, para estrangeiros, 214 bolívares fortes (cerca de R$ 69).

Com cerca de 2.000 moradores, as poucas ruas de Gran Roque são todas de areia. O nome da ilha é uma referência à "grande rocha" --a vilinha está espalhada aos pés desse monte rochoso.

As casas e pousadas são simples (cerca de 60, sendo que só quatro delas têm água quente, TV de LCD com canais pagos e um variado menu gastronômico com direito a uma enxuta, mas honesta, carta de vinhos). Pena que o wi-fi nem sempre funciona.

Água doce, vale lembrar, é um bem preciosíssimo. O sistema de abastecimento utiliza um processo de dessalinização da água do mar.

Caminhão, um dos raros veículos motorizados que circulam por Gran Roque, abastece as pousadas e recolhe o lixo (nem sempre bem cuidado por moradores e turistas).

Em períodos de alta temporada, pode haver racionamento de água e falta de energia. Pouquíssimas pousadas contam com gerador.

Pousadas, restaurantes, agências de mergulho, mercadinhos e casas dos moradores ocupam as quatro ruas principais.

AO SOM DO MERENGUE

O cais é o ponto de encontro com os barqueiros que levam os turistas para as ilhas do arquipélago. Também é ali que os visitantes e nativos se juntam quando regressam a Gran Roque para assistir ao pôr do sol, que proporciona um espetáculo diferente a cada fim de tarde.

Outra dica para sacar fotos bacanas é encarar a trilha que leva às ruínas do farol. Antes de encará-la, porém, fica a dica: passe na pousada e troque seus chinelos por tênis.

À noite, pequenos bares oferecem cadeiras e pufes na areia para tomar uma cerveja e jogar conversa fora, ao som de ritmos caribenhos, como salsa e merengue ou "lounge music".

Tradicional ponto de encontro é a pracinha chamada, é claro, de Simón Bolívar, com lojinhas que vendem artesanato e suvenires. A oferta, diga-se, é bem escassa.

A moçada paquera, indiferente aos turistas. Numa rua em direção ao farol, mulheres se reúnem para jogar. E a noite se despede.

Esqueça a "ferveção" noturna. Afinal, você vai precisar pular bem cedo da cama no dia seguinte para descortinar algum ponto na imensidão azul do Caribe. (ROBERTO DE OLIVEIRA)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página