Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Albânia, acredite

Um país cercado de montanhas, com lagos azuis e os Alpes logo ali. Suíça? Áustria? Eslovênia? Não, a ex-nação comunista, com suas praias que não deixam nada a dever às da vizinha Grécia

PALOMA VARÓN COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NA ALBÂNIA

Localizada no sudeste europeu, na pontinha dos Bálcãs, a Albânia raramente é lembrada como roteiro turístico por brasileiros. Porém, assim a como a vizinha Grécia, o país é hoje um destino turístico interessante e barato.

Interessante pois é fácil se surpreender com as belezas da região, seja pelos Alpes albaneses, seja pelas praias de mar verde-esmeralda que não deixam nada a dever às praias gregas ou croatas --isso só para ficar no mesmo pedaço do continente.

E barata porque lá um jantar, com vinho, custa 700 novos lekes (R$ 16).

A união dos preços baixos com a bela costa levou o jornal inglês "The Guardian" a incluir o sul do litoral albanês --já chamado por viajantes desbravadores de "próxima Croácia"-- entre as 20 melhores praias para serem visitadas neste ano.

Assim, a fama de "país esquecido" que tem entre os europeus --talvez por ter vivido os últimos anos do século passado sob um regime comunista de caráter isolacionista, que rompeu com EUA, União Soviética e China--, pode estar acabando.

Mas, enquanto ela perdura, traz vantagens: por ser ainda pouco visitado, não há filas intermináveis em museus e castelos; as praias, mesmo na alta estação, não parecem o Maracanã em dia de final.

Outro ponto positivo para a Albânia, que é do tamanho de Alagoas (28 mil km2): com seus 450 quilômetros de litoral, é o segundo país da Europa com mais dias de sol --só perde para a Espanha.

PRIMEIRO CONTATO

Uma boa introdução à cultura albanesa é por meio do escritor Ismail Kadaré.

Albanês, cotado mais de uma vez ao Prêmio Nobel de Literatura, retrata o país em seus livros --quem não gostar de ler pode recorrer ao filme "Abril Despedaçado", adaptação de obra de Kadaré filmada no Nordeste brasileiro por Walter Salles.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página