Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Lago Ohrid, tombado pela Unesco, e canyons atraem turistas a vilarejos

Bem-conservadas, Girokastra e Berat são 'cidades-museu'

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NA ALBÂNIA

Para quem gosta de lagos, a Albânia é o paraíso. O mais visitado por turistas é o Ohrid, na fronteira com a Macedônia -dos 362 m², cerca de 120 m² pertencem à Albânia, o restante fica no país vizinho.

É o mais profundo lago dos Bálcãs, com cerca de 300 metros de profundidade. Devido à sua grande variedade de flora e fauna específicas, além de seu valor cultural, a região em que está o lago é considerada patrimônio natural e cultural da Unesco.

Um bom ponto para visitar o Ohrid é a cidadezinha de Pogradec, no leste do país. Com cerca de 40 mil habitantes, é conhecida pela prática de esportes aquáticos.

Outro local que movimenta o turismo no país é Girokastra. Com apenas 20 mil habitantes, a cidade se destaca por ser a terra natal de dois dos mais ilustres filhos da Albânia: Enver Hoxha (1908-1985), líder do país por 40 anos, que criou um novo tipo de comunismo, o hoxhismo, e o escritor Ismail Kadaré.

A cidade medieval abriga um dos mais famosos eventos culturais do país, iniciado em 1968 para homenagear Hoxha. O Festival de Música Folclórica de Girokastra acontece normalmente entre setembro e outubro, a cada cinco anos -o próximo deve ser no ano que vem.

A apenas 56 km de Saranda, Girokastra, pode ser visitada em um ou dois dias.

Mais ao norte, a 160 km de Girokastra, está Berat, cujas origens remontam ao século 4º. Possui igrejas bizantinas, mesquitas otomanas e um castelo do século 13. Com casas incrustadas na montanha, é chamada de "cidade das centenas de janelas".

Berat e Girokastra são consideradas "cidades-museu". Por terem conservado construções antigas do período otomano (século 15), são patrimônios da humanidade pela Unesco.

NATUREZA

Para quem gosta de aventura, recomenda-se uma visita aos canyons Osum (mesmo nome do rio que passa por ele e pela cidade de Berat), em Çorovode, no sul do país. Com 26 km de comprimento e 450 metros acima do nível do mar, possui cavernas pouco exploradas e é uma das atrações mais fascinantes da Albânia.

Outro programa inusitado é visitar bunkers. São cerca de 700 mil no país, construídos por Enver Hoxha para proteger o país de invasões. Como vários estão espalhados em lugares turísticos, como Tirana, é impossível visitar o país e não se deparar com um. (PV)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página