Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Com alguma coisa em comum

Cancún para os solteiros, cruzeiros para os gays e viagens na baixa estação para os idosos; veja pacotes para quem gosta de conhecer pessoas com os mesmos interesses

LIVIA SCATENA MAGÊ FLORES DE SÃO PAULO

Você pergunta aos amigos quem topa viajar na mesma da data das suas férias. Ninguém. O jeito é ir sozinho.

Mas há uma parcela de turistas que não gosta de partir sem companhia. Medo? Falta de ter com quem compartilhar os passeios? Para a designer Heliana Ronzani, que não gosta nem de almoçar sem companhia, também é ruim estar só por não ter com quem "fazer fotos".

De olho nesse público, agências de turismo oferecem pacotes para grupos.

Não há números oficiais sobre quantos brasileiros compram pacotes em nichos, mas segundo agências de viagem ouvidas pela Folha, os roteiros mais comuns são para idosos. Atraem principalmente aposentados, que topam fazer as malas para qualquer lugar a qualquer momento --e têm a vantagem de poder aproveitar as promoções da baixa temporada.

Criado em 2007, o Viaja Mais Melhor Idade, programa do Ministério do Turismo voltado para viajantes acima de 60 anos, fez 9.000 pessoas viajarem no ano de lançamento. Só em 2010, quando a primeira fase do programa terminou, o número saltou para 210 mil viajantes.

Mas, para muita gente, a "melhor idade" é por volta dos 30 anos. Para solteiros, principalmente. Pois agências como MGM e Litoral Verde organizam pacotes especiais para esse público, que costumam incluir baladas.

Também há agências especializadas em viagens para gays. Cruzeiros e Nova York estão entre os destinos preferidos desse público.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página