Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Hotéis no país já oferecem web check-in

Resorts e hotéis de São Paulo, Florianópolis e Bonito têm serviço; pré-registro agiliza processo de hospedagem

Hóspede economiza tempo ao preencher ficha com informações exigidas pelo Ministério do Turismo on-line

LIVIA SCATENA DE SÃO PAULO

De casa, no caminho do aeroporto ou da rodoviária até o hotel já é possível adiantar uma etapa obrigatória da viagem: o check-in.

Estabelecimentos do país já disponibilizam o serviço de web check-in: pelo smartphone ou tablet, o hóspede consegue enviar seus dados pessoais ao hotel, além de poder informar as características do quarto em que prefere se hospedar (em andar alto ou baixo, por exemplo).

Feito isso, o cliente só precisa confirmar os dados no balcão da recepção --trâmite que não leva mais de dois minutos--e pegar a chave.

"O hóspede chega e quer ir logo para a piscina, não quer perder tempo na fila [do check-in]", afirma Rafael Abdalla, gerente de marketing da Costa do Sauípe, que oferece o serviço há três meses.

A demora na recepção tem nome: Ficha Nacional de Registro de Hóspedes, a FNRH. Desde o início do ano passado, toda a rede hoteleira do país é obrigada a registrar os hóspedes neste sistema.

A FNRH foi criada pelo Ministério do Turismo para mapear visitantes no país. "A ficha leva cerca de cinco minutos para ser preenchida. Por isso, uma família que chega a um resort perde muito tempo na recepção", diz Abdalla, que estima que en- tre 10% e 15% dos hóspe- des da Costa do Sauípe já utilizem a ferramenta.

Os hóspedes dos hotéis Costa Norte, em Florianópolis, contam com o web check-in há dois anos.

Luciano Oliveira, diretor da rede, afirma que de 30% a 40% dos hóspedes fazem o web check-in.

"Depois de uma viagem longa, ninguém quer parar no balcão e preencher um punhado de informações à mão", afirma Willian Yu- di, da pousada Águas de Bonito, em Mato Grosso do Sul, que implantou o web check-in há cerca de um ano --pelo menos a metade dos hóspedes usa o serviço on-line do hotel.

A pousada Vila Tamarindo, de Florianópolis, tem o web check-in também há um ano: de 30% a 40% de seus hóspedes usam a ferramenta.

NOS PLANOS

A rede Accor vai começar a implantar o sistema no Brasil no mês que vem, em seis hotéis da cidade de São Paulo. O grupo planeja, até a Copa do Mundo, em junho, que todos os estabeleci- mentos da rede no Rio de Janeiro e em São Paulo dis-ponibilizem o serviço.

O Hilton e o Unique de São Paulo têm planos para implementar a ferramenta, mas ainda sem previsão.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página