Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Santa Califórnia

Separadas por 215 km, Santa Monica e San Diego, no sul do Estado, atraem pelos opostos; a primeira é pequena, com prédios baixos; a outra, superlativa, com arranhas-céus marcando a paisagem

LUISA ALCANTARA E SILVA ENVIADA ESPECIAL A SANTA MONICA E A SAN DIEGO (CALIFÓRNIA)

Uma é mais Rio, a outra, mais São Paulo. Santa Monica e San Diego, respectivamente, ficam na costa sul da Califórnia e exigem calma para serem exploradas.

Com seus 325 dias de sol por ano, Santa Monica atrai os turistas ao píer de 1909, principal cartão-postal da cidade americana. Lá está a única roda-gigante movida a energia solar no mundo.

Em alguns períodos do ano, o mesmo deque recebe eventos culturais, como mostras de cinema. Na semana passada, por exemplo, o Cirque du Soleil estreou o espetáculo "Totem", que fica em cartaz até meados de março.

Embora minúscula --tem 22 km² (menor que o bairro paulistano Vila Mariana, de 26 km²) e com 94 mil habitantes--, a cidade merece ao menos cinco dias de visita e pode ser explorada a pé ou de bicicleta --é inteira plana.

Isso sem contabilizar idas à vizinha Los Angeles.

Uma boa caminhada passa pelo Palisades Park. Com quase três quilômetros de extensão, oferece paisagens inebriantes do pôr do sol. Ali no parque, em frente ao mar, é possível entrar um pouco em contato com o estilo californiano, distante do resto do país: às 7h, já há várias loiras platinadas (naturalmente!) correndo pelo local.

E se a santa mais ao norte representa esporte, comida saudável e praia, 215 km abaixo, em San Diego, a última cidade dos EUA antes do México, com 963 km², vê-se mais engravatados e saltos altos.

Arranhas-céus marcam o skyline da cidade, visto em passeios de barco que saem ao lado do Museu Marítimo e do USS Midway Museum.

Este último, que funciona dentro de um dos maiores porta-aviões americanos, abriga 29 aeronaves restauradas e dois simuladores de voo. O visitante começa a entender ali como a cidade se tornou um dos maiores complexos militares do país.

Outro dado superlativo: a cidade abriga o maior parque urbano da América do Norte: o Balboa Park. Com 485 hectares --equivalentes a cerca de 570 campos de futebol--, é uma das principais atrações.

Então, Santa Monica ou San Diego? Na dúvida, conheça as duas. Para facilitar, no mês passado, a American Airlines passou a oferecer voo diário sem escala entre a capital paulista e Los Angeles.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página