Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Destinos mais tranquilos concentram 80% dos pacotes

Turista que não quer folia fecha viagem com agência, segundo associação

Interior paulista é boa opção para paulistanos que não querem enfrentar aeroportos nem muito trânsito

DE SÃO PAULO

Se nos maiores Carnavais do país a maioria dos turistas viaja por conta própria e dorme longe de hotéis (leia na pág. F4), quem usa o feriado para descansar em destinos sem grandes festas costuma preferir a comodidade das agências de viagens.

"Nesse período, 80% dos pacotes vendidos pelas grandes operadoras são para cidades que não têm o Car-naval como principal atrativo", diz Antônio Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem.

Pontos no Nordeste, como Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Chapada Diamantina e Porto Seguro (BA) representam quase 60% das vendas de agências nessa época.

Em seguida, vêm cidades mais ao sul, como a serra gaúcha e Búzios (RJ).

"Muita gente que não tinha costume de viajar começou a passear nos últimos anos. São pessoas que saem mais em família, por isso optam por destinos tranquilos, e, como não têm costume, preferem contar com a segurança de uma agência", diz o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Mas, se a ideia for mesmo descansar, é preciso pesquisar bem a programação do destino e do hotel.

As cidades históricas de Minas podem parecer tranquilas, mas organizam um evento conjunto de festas de rua desde 2009; só nas ladeiras de Ouro Preto são esperados neste ano 75 mil foliões.

Muitos resorts também "turbinam" a programação de lazer do Carnaval com festas. O Mavsa, em Cesário Lange (a 150 km de São Paulo), terá trio elétrico e baile.

Uma solução é procurar um destino "dois em um".

Ilhabela, a 198 km de São Paulo, recebe até 50 mil turistas no feriado (a cidade tem 30 mil habitantes).

Quem se hospeda próximo ao centro tem de conviver com as ruas tomadas por desfiles de escolas de samba e de bloquinhos; para conseguir sossego, melhor ir às praias mais afastadas.

Destinos internacionais também podem servir de escape para as festas --ao menos para quem estende a folga por uma semana.

As clássicas Buenos Aires, na Argentina, Miami e Orlando, nos EUA, e ilhas do Caribe são as mais procuradas nas agências. "Bariloche, Ushuaia e Patagônia também estão sendo bem trabalhados, porque permitem fazer roteiros curtos e em conta, já que neles o verão é a baixa temporada", afirma Marco Ferraz, presidente da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).

LONGE DO CAOS

A seguir, confira pacotes para destinos onde relaxar é a palavra de ordem. E se a ideia de ir até o Nordeste --o que inclui passar por aeroportos-- não lhe atrai, escolha uma das sugestões para o interior de São Paulo.

Dirigir 181 km pelas rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto para ir da capital paulista até Campos do Jordão pode ser mais conveniente que pegar um avião.

Veja mais opções de viagem em

folha.com/turismo


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página