Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Balneários no Pacífico recebem baleias

Animais costumam ser avistados entre dezembro e março em passeios de barco em Puerto Vallarta e Riviera Nayarit

Destinos ficam a cerca de 300 km de Guadalajara; em Puerto Vallarta, 'malecón' é a atração mais popular

DA ENVIADA AO MÉXICO

A cerca de 300 km de Guadalajara e banhados pelo oceano Pacífico, Puerto Vallarta e Riviera Nayarit ficam em Estados mexicanos diferentes --Jalisco e Nayarit--, mas vizinhos. Em comum, belas paisagens e luxo, que se contrapõem à simplicidade de algumas localidades.

A localização é outro ponto que aproxima os dois destinos, separados por menos de 20 km. Mas o ponto em comum mais importante para os turistas é que as duas regiões recebem baleias. Vindas do Ártico, elas fazem a alegria dos visitantes e costumam ser avistadas entre dezembro e março, mas, no ano passado, as primeiras aparições foram em novembro.

Dois fatos foram os principais responsáveis por colocar Vallarta no mapa turístico: a filmagem de "Noite da Iguana", de 1964, dirigido por John Huston, e a presença de Richard Burton --no elenco no filme-- e Elizabeth Taylor.

O casal comprou casa na cidade, e despertou a atenção da mídia e dos fãs. O imóvel não pertence mais à família, mas a fachada ainda atrai o olhar curioso de turistas.

Na charmosa orla, o passeio merece tempo. Ao longo do calçadão, bares, restaurantes, hotéis e 12 esculturas de bronze transformam o "malecón" (calçadão à beira-mar) na atração mais popular de Puerto Vallarta.

A primeira obra, "Caballito de Mar", foi instalada em 1976 e é um símbolo da cidade. Outras também encantam e são disputadas pelos visitantes para tirar fotos, como "La Rotonda del Mar" --com seus personagens em formato de poltronas--, de Alejandro Colunga; e "En Busca de la Razón" --e sua concorrida escada--, de Sergio Bustamante.

Perto dali, mas longe do agito de Vallarta, Riviera Nayarit mescla praias com complexos hoteleiros luxuosos e outras com áreas para camping. O turista também pode optar por praias com águas mais tranquilas (como San Francisco, também conhecida como San Pancho), praias para a prática de surfe ou mais badaladas (como Sayulita). Tudo isso acompanhado de perto por fragatas e pelicanos.

Mesmo que o turista prefira a comodidade dos resorts, a simplicidade de povoados ou o agito de algumas praias, deve deixar tudo isso de lado por algumas horas e embarcar em um passeio rumo às ilhas Marietas. As águas cristalinas são um convite para a prática de snorkeling.

A praia Escondida é o ponto alto do roteiro. Mas é preciso cautela para entrar nadando por um pequeno espaço entre as pedras da ilha principal. É ali que se esconde uma pequena extensão de areia, parcialmente coberta pelo paredão de pedras. Mais uma vez, aves --e peixinhos coloridos-- estarão por perto. (LÍVIA MARRA)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página