Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Escolha a sua ilha

Que tal águas cristalinas, mergulho com baleias e locais isolados? São possibilidades que as ilhas do Pacífico sul oferecem, mas o caminho é longo e caro

SOLLY BOUSSIDAN COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NO PACÍFICO

Alcançar as ilhas do Pacífico não é simples, nem barato. Partindo do Brasil, o viajante gasta pelo menos 19 horas de voo e tem de enfrentar no mínimo uma escala aérea.

Mas eis que o turista está imerso em uma paisagem muito mais cheia de mar do que de terra. São montanhas e vulcões abraçados pelo mar turquesa e praias de areias brancas, douradas e negras.

O oceano Pacífico ocupa um terço do planeta e tem aproximadamente 30 mil ilhas pontilhando suas águas, mas só em cerca de 5.000 delas têm gente morando.

As ilhas povoadas são divididas em três grupos: Micronésia ao norte; Melanésia a oeste; e o triângulo polinésio, que "liga" a Nova Zelândia à Ilha da Páscoa e ao Havaí.

O deslocamento custa: as distâncias entre as ilhas são longas, e esse isolamento torna a viagem (ainda) mais cara. Nos arquipélagos, os gastos variam muito, mas os custos nem sempre são tão altos quanto se imagina.

Os bangalôs de luxo em Bora Bora, por exemplo, dividem espaço com hotéis mais econômicos.

Além de transitar entre instalações luxuosas e sem frescura, é possível surfar algumas das melhores ondas do mundo, fazer snorkeling em recifes perfeitos para a prática, mergulhar, conhecer trilhas, acampar, participar de cerimônias locais inusitadas ou fazer tratamentos de beleza pelos arquipélagos.

Há muito o que fazer em tão pouca terra espalhada pelo mar, o que torna difícil a tarefa de escolher o destino ideal.

Para ajudar, "Turismo" selecionou seis ilhas imperdíveis ao sul do Pacífico: Tonga, Ilhas Cook, Samoa e Samoa Americana, Fiji e parte da Polinésia Francesa. Conheça suas particularidades.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página