Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Site encontra hotel ideal com base nas redes sociais dos hóspedes
Por enquanto, serviço só funciona para quatro cidades dos EUA
Encontrar a combinação perfeita entre viajante e hotel. É essa a promessa do site Hotelied, lançado em maio.
Ele apresenta ao hóspede sugestões personalizadas de acomodações com desconto a partir do cruzamento de informações fornecidas por ele e pelos hotéis cadastrados. Todos são de luxo, com quatro ou cinco estrelas.
A ideia, segundo os criadores do site, Zeev Sharon e Nick Colletti, surgiu das suas próprias frustrações com a busca por reservas on-line em hotéis. "Não importa quem você é, com que frequência viaja e o que procura. Você sempre vai encontrar exatamente os mesmos hotéis e preços que qualquer outra pessoa", afirmam. "Acaba sendo um desperdício de tempo."
Para ter acesso à busca personalizada, o usuário começa criando um perfil no Hotelied. Ele pode permitir o acesso às suas informações nas redes sociais --Facebook, Twitter ou LinkedIn.
Em seguida, tem a opção de fornecer dados sobre os programas de milhagem e de fidelidade em hotéis dos quais participa. Quanto mais dados o hóspede fornecer, maiores as chances de o "encontro" dar certo. O Hotelied garante que essas informações são confidenciais e não são repassadas aos hotéis.
Por outro lado, o hotel diz, no cadastro, qual seu público-alvo e para qual perfil de hóspede está disposto a oferecer desconto. Quanto mais valioso for o viajante para o hotel, maior o desconto oferecido a ele. Alguém que trabalhe na indústria cinematográfica, por exemplo, terá desconto maior num hotel que privilegie hóspedes do ramo do entretenimento.
Com o perfil preenchido, o usuário faz uma busca no site, de acordo com o destino e a data da viagem. Recebe, então, uma lista com as sugestões de hotéis que têm a sua cara, já com o desconto na diária. Escolhido o hotel, a reserva é feita no próprio Hotelied.
EM BREVE NO BRASIL
Até o momento, só estão cadastrados hotéis em Nova York, Miami, Los Angeles e Palm Springs, todos nos EUA, mas o serviço está disponível também para estrangeiros que vão visitar essas cidades.
Os criadores dizem que o plano agora é expandir a rede de hotéis cadastrados nos Estados Unidos e marcar presença em outros países, como no Brasil.
"O Rio de Janeiro é um dos meus destinos favoritos no mundo", diz Colletti. "Então o Brasil certamente será um dos primeiros mercados que exploraremos no exterior."