Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Roteiro refaz os passos de dom Pedro 2º pela Irlanda

Imperador visitou a ilha em 1877, época em que ela ainda não era dividida

Pacote é inspirado em viagem cujos detalhes só foram conhecidos com a digitalização de arquivos antigos de jornal irlandês

MARINA DELLA VALLE DE SÃO PAULO

Os detalhes da passagem de d. Pedro 2º (1825-1891) pela ilha da Irlanda, em 1877, eram praticamente desconhecidos até 2007, quando o jornal "Irish Times" digitalizou seus arquivos com reportagens sobre a viagem.

Agora, a agência Brazil Ireland Tours (www.brasilirelandtours.com) oferece pacotes para quem quer seguir os passos do imperador.

O itinerário foi pesquisado e publicado pelo caderno "Turismo", da Folha, em 2008, com detalhes sobre os locais visitados. Os pacotes da Brazil Ireland têm esse roteiro como base. São os primeiros produtos da recém-criada agência, operados de abril a outubro, deixando de fora a época de frio.

O motivo da escolha do tema é simples: "O imperador foi o brasileiro mais importante e famoso a visitar a Irlanda no século 19", diz Graham Sedgwick, um dos criadores da Brazil Ireland.

Os locais que já não existem mais foram substituídos no roteiro por outras atrações.

A cidade de Cork, por exemplo, onde d. Pedro 2º passou apenas algumas horas -gerando um comentário despeitado em um jornal pela celeridade da visita- foi substituída pela região de Wicklow, o "jardim da Irlanda".

O motivo, segundo Sedgwick, é logístico: "O imperador passou pouco tempo em Cork. Wicklow é mais próxima de Dublin, vimos isso como uma oportunidade para ver a Irlanda mais de perto."

ILHA SEM DIVISÕES

Na época da viagem de d. Pedro 2º, a ilha da Irlanda ainda não era dividida, e a viagem da comitiva teve início por Belfast, atual capital da Irlanda do Norte. Dali, a comitiva do imperador foi até o Giant's Causeway, formação rochosa com mais de 40 mil colunas de basalto.

Esse é o primeiro passeio do roteiro recém-lançado, que começa com uma noite em Belfast após transfer direto do aeroporto de Dublin.

O itinerário depende de sua duração, que pode ser de sete, cinco ou quatro dias, e da hospedagem. O tour de sete dias com hotéis cinco estrelas sai por € 2.200 (cerca de R$ 6.000), sem aéreo.

O roteiro completo inclui, além de Belfast e do Giant´s Causeway, a região de Wicklow, Dublin e Killarney (esses últimos três destinos todos na República da Irlanda).

Até a abertura dos arquivos do "Irish Times" e da publicação dos detalhes pela Folha, esse roteiro de d. Pedro 2º era desconhecido até por seus biógrafos, já que não há documentos sobre ele entre os copiosos diários de viagem do imperador.

"Há muitos diários de viagem, mas não encontramos referência a essa", diz Thais Martins, arquivista do Museu Imperial, em Petrópolis, que participou da preparação do conjunto de documentos sobre as viagens de d. Pedro 2º.

O dossiê documental recebeu diplomação do Registro Nacional do Comitê do Programa Memória do Mundo, da Unesco, em 2010.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página