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Zuckerberg e Ronaldo estão entre os habitués de Punta

Balneário a 134 km de Montevidéu tem ritmo boêmio e preços elevados

Fama do local faz do departamento de Maldonado, onde fica, o segundo destino mais importante do país

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PUNTA DEL ESTE

Em termos geográficos, Punta del Este é só um balneário a 134 km de Montevidéu, onde o rio da Prata se encontra com o oceano Atlântico.

Mas, na vida real, transformou-se em uma região que congrega vários outros balneários e em ponto de convergência de habitués como o mexicano Carlos Slim (considerado o homem mais rico do mundo pela "Forbes"), o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, os herdeiros de Donald Trump e o ex-jogador de futebol Ronaldo Nazário.

Por causa da atração que exerce sua praia mais conhecida, o departamento (Estado) de Maldonado, ao qual pertence Punta del Este, é o segundo destino turístico mais importante do Uruguai, depois da capital do país.

Discreta e ostensiva ao mesmo tempo -nessa parte da costa, as casas não possuem grades e os táxis são carros de luxo-, Punta del Este tem ritmo boêmio e preços elevados.

Sua clientela cativa é formada por endinheirados argentinos e, cada vez mais, brasileiros, conjunção que faz com que a praia seja um caso à parte na paisagem social uruguaia.

Templo de cassinos, o hotel Conrad é um dos quartéis-generais desse público, onde ainda são realizados com frequência shows de artistas de diversas partes da América Latina, de Maria Rita ao porto-riquenho Luis Miguel.

Compras também são um dos motores centrais da rotina no balneário, e a calle 20 -apelidada de "Rodeo Drive do Leste" (em alusão à área de Beverly Hills onde se concentram algumas das marcas mais caras do planeta)- reúne cerca de 40 lojas de prestígio internacional, que vendem de roupas a automóveis, e também companhias locais de renome ao longo de sete quarteirões.

Entre as opções mais bucólicas, estão a Casapueblo, museu e hotel construído no balneário de Punta Ballena (a 13 km do centro de Punta del Este), com vista para o mar -uma das melhores paisagens do país-, e a prestigiosa praia Bikini, onde o mar revolto é pano de fundo para encontros de celebridades.

A vida noturna no balneário ganha impulso depois da meia-noite e se espalha entre "a península" -sua parte central, onde estão o comércio e os bares instalados frente ao porto, como o pub Moby Dick, aberto há quase 20 anos- e a área de La Barra,

Esta última, antigo porto de pescadores, hoje é o epicentro de bares e discotecas, além de festas particulares que vêm se multiplicando e tirando o sono de quem mora o ano todo por lá.

Outro polo de atração ainda sob a influência de Punta del Este é o balneário José Ignacio, a 40 km do centro, conhecido por suas chácaras marítimas que podem chegar a US$ 25 milhões -uma delas, La Colorada, tem como proprietária a colombiana Shakira -e endereço do restaurante La Huella, xodó dos ricos e famosos. (DENISE MOTA)


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