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Vantage Roadster dá prioridade ao luxo

Aston Martin tem acabamento refinado e design elegante, mas motor sente o peso dos 1.710 quilos da carroceria

Com motor 4.7 V8 de 425 cv, conversível de dois lugares de origem inglesa é vendido no Brasil por R$ 720 mil

RODRIGO LARA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Aston Martin chegou em boa forma aos 100 anos. Após um período sob o domínio da Ford, a empresa inglesa passou a ser controlada por um grupo de investidores e aumentou sua linha de produtos. Um deles é o Vantage V8 Roadster.

Vendido no Brasil por R$ 720 mil, esse conversível de motor 4.7 V8 (425 cv) não economiza nos detalhes.

Os vendedores da Aston gostam de repetir que no interior de um carro da marca, "tudo o que parece, é". Não há imitação, o que faz com que materiais como alumínio, fibra de carbono e couro sejam utilizados de forma extensa.

A presença de plástico é mínima e se resume às hastes dos acionadores das setas e dos limpadores de para-brisa, além de um ou outro botão no console.

Todos os carros são montados de maneira artesanal. Não há concessão para imperfeições, mesmo em detalhes que muitas vezes passam despercebidos ou ficam longe da cabine, como no cofre do motor.

O Vantage V8 Roadster segue a linha de desenho atual da Aston Martin, o que faz com que ele seja bastante parecido com outros modelos da marca. O design do carro, entretanto, se vale de curvas e vincos para criar um jogo de reflexos que encanta.

De maneira geral, há muito equilíbrio nas linhas do carro, que roda discreto, sem chamar demais a atenção. A capota retrátil de tecido, contudo, destoa um pouco do conjunto.

ACELERANDO

Na hora de acelerar, o peso de 1.710 kg fica bastante aparente e mostra que esse não é um esportivo voltado simplesmente ao desempenho. A carroceria se mantém equilibrada em mudanças de direção, mas a sensação, de maneira geral, é que ele seria superado nesse quesito por modelos mais baratos.

O câmbio do carro avaliado é um automatizado de seis marchas e embreagem simples, o que faz com que o motorista sinta trancos nas mudanças de marcha em uma tocada mais forte.

Por outro lado, mesmo firme, o modelo não penaliza demais os ocupantes ao passar por imperfeições no asfalto. A marca declara uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e velocidade máxima de 290 km/h.

São bons números, considerando o carro como a porta de entrada para os esportivos da marca, e mais do que suficientes para que os donos do modelo possam desfilar com toda a elegância por avenidas e estradas.


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