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Peças e acessórios

Produzir pneu remoldado requer aval do Inmetro

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os pneus remold são remanufaturados a partir das carcaças de pneus usados. O principal atrativo é o preço: custam em média 50% menos que os modelos novos.

Contudo, a compra desse tipo de pneu pede cuidado. A principal orientação é adquirir produtos com o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Técnicos do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas) fiscalizaram fabricantes na cidade de São Paulo. Das sete indústrias visitadas, quatro não tinham o registro do Inmetro ou estavam com o documento vencido. A remanufatura só pode ser feita por empresa autorizada pelo instituto.

Na operação, 13 lojas que vendem remoldados também foram visitadas --duas tinham produtos fora dos padrões. Ao todo, foram apreendidos 1.430 pneus irregulares.

"O pneu remoldado, recapado ou recauchutado deve trazer o selo do Inmetro legível nas laterais, estampado em alto relevo,", explica Marisa Amorim, diretora de conformidade de serviços do Ipem-SP.

A recapagem aplica uma nova camada de borracha na banda de rodagem. Na recauchutagem, a substituição vai até as laterais. Já na remoldagem, toda a estrutura é recoberta.

DURABILIDADE

O procedimento é comum em pneus de carga, que são mais caros, mas cerca de 10% dos pneus de carro são remold. Especialistas ouvidos pela Folha alertam que, apesar de mais baratos, eles têm durabilidade inferior em comparação aos equipamentos novos.


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