Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

VW apresenta duas versões aventureiras do compacto Gol

Novidade na linha, versão Track tem motor 1.0 flex e irá concorrer com o Fiat Uno Way

DE SÃO PAULO

O Gol está de volta ao segmento dos aventureiros urbanos, e em dose dupla. Além do retorno da versão Rallye 1.6 (104 cv) à linha, há agora a opção Track, que traz motor 1.0 (76 cv) e menos adereços "off-road".

O primeiro modelo compartilha a dianteira com a picape Saveiro Cross. Os faróis auxiliares instalados no para-choque chamam a atenção pelo tamanho. A justificativa está na dupla função: o conjunto concentra as luzes de neblina e de longo alcance.

Para completar o pacote estético do Gol Rallye, a VW adicionou grade tipo colmeia e adesivos nas laterais.

Há também mudanças no acabamento da cabine. O tecido que reveste os bancos é feito a partir de garrafas PET recicladas e traz relevos na parte central.

SALTO ALTO

A carroceria da versão Rallye é 28 mm mais alta que a do Gol 1.6 convencional, pois houve mudanças na suspensão e no perfil dos pneus.

A Volkswagen caprichou nos itens de série. Há airbag duplo, freios com ABS, ar-condicionado, acionamento elétrico dos vidros e das travas, direção hidráulica e rodas de liga leve de 16 polegadas. Os preços começam em R$ 45.850 (câmbio manual) e R$ 48.580 (caixa automatizada I-Motion).

Principal rival, o Renault Sandero Stepway 1.6 com pacote semelhante de equipamentos custa R$ 43.290 na versão manual e R$ 48.280 na versão automática.

A versão Track também traz suspensão elevada (23 mm) e adesivos laterais, mas as rodas são menores (14 polegadas) e a dianteira não traz tantos elementos no estilo fora de estrada.

NA TERRA

Os pneus são de uso misto --a VW afirma que muitos dos clientes desse carro irão utilizá-lo em estradas de terra.

Os principais equipamentos de série são airbag duplo, freios com ABS, direção hidráulica e acionamento elétrico dos vidros dianteiros e das travas das portas. O preço começa em R$ 33.060, quase 10% a mais do que a versão básica do carro.

Em um teste curto, o Gol Track mostrou que a altura da carroceria será bem aproveitada em estradas de terra, embora o motor 1.0 deixe o carro bastante "amarrado" quando chega a hora de retomar a velocidade na estrada.

Seu rival 1.0 com apelo "off-road" e suspensão elevada é o Fiat Uno Way, que custa a partir de R$ 28.890. Há também a opção 1.4, cujo preço começa em R$ 32.710.

O lançamento de versões mais equipadas (e caras) do Gol é um sinal de que a Volkswagen já está preparando o terreno para a chegada do compacto Up!, futuro hatch de entrada da marca. O modelo, que terá motor 1.0 e deverá chegar custando abaixo de R$ 30 mil, está em fase final de desenvolvimento.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página