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Motos grandes roubam a cena no Salão Duas Rodas

Mostra reúne de scooter gigante a esportiva que homenageia Ayrton Senna

Até fabricantes mais tradicionalistas, como a Harley-Davidson, rendem-se a modelos cheios de tecnologia

JOSIAS SILVEIRA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nas ruas, o domínio é das motos pequenas. Porém, nos estandes do Salão Duas Rodas, são motos de luxo e esportivas que brilham. Desde a nova linha CB 500, da Honda, até a Ducati Senna 1199, superesportiva que deverá custar mais de R$ 120 mil.

Quase todas são montadas em Manaus, onde são nacionalizadas pelo PPB (Processo Produtivo Básico). O Brasil tem tanta importância na estratégia das marcas premium que muitas deixaram de ter importadores e assumiram diretamente as operações no Brasil, como a Harley-Davidson.

A marca norte-americana trouxe três novidades para o Pavilhão do Anhembi: a Sportster Forty-Eight (1200 cc), a CVO Breakout e a CVO Limited 1800. Apesar da aparência tradicional, todas vem recheadas de tecnologia. Trazem até lâmpadas de LEDs.

A japonesa Kawasaki escolheu o Brasil para apresentar a nova "sport touring" Ninja 1.000. O sistema eletrônico dessa moto gerencia desde a injeção de gasolina até os níveis de potência do motor, assim como os freios ABS e o controle de tração.

A alemã BMW exibe o maxiscooter C600 Sport. Esse "neto" da Vespa e da Lambretta chega às lojas no próximo ano com preço por volta de R$ 50 mil.

Outra atração da marca é a série limitada da estradeira F800R, assinada pelo piloto brasileiro Alex Barros.

Representada pelo grupo J. Toledo, a Suzuki preferiu investir na categoria das motos médias como a inédita Inazuma 250.

O modelo chega no segundo trimestre de 2014 com motor de dois cilindros e 24,5 cv. Suas principais concorrentes serão a Honda CB300R e Yamaha Fazer 250, que custam entre R$ 11,5 mil e R$ 14 mil.

Já a Dafra preferiu dar destaque para o novo scooter Maxsym 400i, projetado pela taiwanesa Sym. O modelo também chega no início do próximo ano, mas deverá custar cerca de R$ 20 mil.

A empresa brasileira comercializa ainda motos de origem coreana e chinesa, além de representar a italiana MV Agusta.

E-BIKE

Outro produto da marca que está no salão é a E-bike DBT, uma bicicleta elétrica que promete rodar até 70 km de autonomia com baterias de lítio e baixo consumo de energia. Chega aos 25 km/h e estará à venda em fevereiro.

Quase uma novata no mercado brasileiro (voltou em novembro de 2012), a inglesa Triumph mostra sete novos modelos no Salão Duas Rodas, totalizando 14 modelos diferentes à venda no Brasil. Vão da retrô Bonneville T100 (R$ 29,9 mil) até a carenada Trophy SE.

Com motor três cilindros de 134 cv de potência, a Trophy tem até monitoramento da pressão dos pneus e é um dos modelos mais caros do evento. Quando chegar às lojas, custará perto de R$ 80 mil.


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