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Teste Folha-Mauá

De trás para frente

Nova Strada Adventure cabine dupla e SpaceCross buscam público que prioriza espaço na caçamba ou no porta-malas

FELIPE NÓBREGA DE SÃO PAULO

Um carro com suspensão elevada e bom espaço para bagagem. Esse era o desejo do comerciante Renan Monteiro, 26, e também o da advogada Nilza Souza, 36. Os dois não se conhecem, e cada qual optou por um automóvel diferente. Ele escolheu a picape Strada Adventure cabine dupla; ela, a perua SpaceCross.

Não é raro encontrar consumidores que compram seus carros "de trás para frente", priorizando o porta-malas. E mesmo veículos com capacidade de carga, tamanho e preços semelhantes, como é o caso dos modelos da Fiat e da Volks, podem trazer aptidões bem distintas.

A caçamba mais alta e revestida de plástico é o principal argumento usado pelos vendedores da nova Strada. "Dá para levar objetos molhados ou porosos sem se preocupar com a sujeira. Serve para trabalho e lazer", diz Patricia Amorim, consultora da concessionária Itavema.

Robusta, a suspensão traseira com feixes de mola (igual a de picapes maiores) favorece o transporte de carga. Porém, os ocupantes do banco traseiro sofrem com o pouco espaço disponível.

A opção da terceira porta à direita (outra novidade da versão 2014) ao menos serve de alento no momento de sair ou entrar na cabine.

A operação exige que o passageiro da frente desafivele o cinto de segurança e abra a sua porta também. A coluna central fixa foi removida, o que resultou em alguns rangidos em trechos de piso ruim.

GENTE

Já a SpaceCross traz conforto digno para todos os ocupantes, principalmente para o motorista, que logo encontra uma boa posição de guiar.

Derivado de um projeto mais moderno, o VW também mostra melhor acerto dinâmico e oferece equipamentos extras de conforto, entre eles sensor de estacionamento, retrovisores externos com comando elétrico e acendimento automático dos faróis e do limpador do para-brisa.

Mas essa superioridade é cobrada centavo a centavo pela montadora, que pede a partir de R$ 58.240 pela versão topo de linha da perua --quase R$ 4.000 a mais que a picape aventureira.

Outro item interessante da SpaceFox é o banco traseiro corrediço, que permite aumentar o espaço para gente ou carga (leva até 430 litros).

Na pista, deu a lógica. Mais forte, a Strada 1.8 Flex (132 cv) venceu as provas de aceleração e retomada. Em cosumo, houve empate técnico com a perua 1.6 da VW (104 cv).

Ambas oferecem ainda câmbio automatizado, por cerca de R$ 2.700 extras.


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