Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Promessas de ano novo

Para tentar reverter queda nas vendas, compactos redesenhados começam a chegar no início de 2014

EDUARDO SODRÉ EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"

A indústria automotiva não espera que 2014 registre recordes de vendas, mas não faltarão lançamentos. O segmento mais movimentado será o dos compactos (o de maior volume), com novidades concentradas no início do ano.

O primeiro será o compacto Up!, que chegará em fevereiro. A estratégia adotada pela Volks no Brasil será similar à europeia, com muitas versões pensadas para o público jovem e apenas uma opção de motor --o 1.0 flex de três cilindros (82 cv) que estreou no Fox Bluemotion.

Contudo, há algumas diferenças entre o modelo nacional e o alemão. Por exemplo, o Up! montado em Taubaté (a 140 km de São Paulo) será um pouco maior, e seu banco traseiro foi pensado para receber três ocupantes (com aperto). Na Europa, o carro é homologado para transportar quatro pessoas. O preço inicial deverá ficar pouco abaixo de R$ 30 mil.

O valor é próximo ao que a Renault irá pedir pela versão de entrada do novo Sandero, que estreia entre março e abril. A segunda geração do hatch terá frente quase idêntica ao do Logan 2014, mas o interior será diferente.

Ao mesmo tempo, a Ford lançará o novo Ka. O modelo é completamente diferente do atual, a começar pela adoção da carroceria de quatro portas. O carro terá motores 1.0 (possivelmente com três cilindros) e 1.5 16v.

Haverá uma opção sedã, cuja apresentação é prevista para o segundo semestre. O novo modelo substituirá também o Fiesta Rocam (de geração antiga).

Juntos, Up!, Sandero e Ka deverão responder por mais de 300 mil emplacamentos por ano. Para defender sua posição nesse segmento, a Fiat promoverá mudanças visuais no Uno --a primeira "plástica" desde seu lançamento, em 2010.

Entre os compactos premium, a maior novidade do primeiro semestre será o novo Honda Fit. O carro ficará um pouco maior, o que reforçará sua imagem de monovolume. E há muito mais a caminho, de hatches chineses a superesportivos europeus.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página