Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Heavy metal

Grandalhona e equipada com motor V8 de 420 cv, nova Silverado americana mostra que seu habitat são os EUA

EDUARDO SODRÉ ENVIADO ESPECIAL A DETROIT (EUA)

Há buracos em Detroit, alguns bem profundos. Isso nas estradas e ruas que ligam bairros e cidades vizinhas. O ambiente "hostil" ajuda a avaliar a nova geração da picape Silverado, o segundo automóvel mais vendido dos EUA.

O carro é a grande novidade da Chevrolet neste ano --grande mesmo. A versão testada traz cabine dupla, carroceria de quase 6 metros de comprimento e motor 6.2 V8.

Os 420 cv parecem não se importar com os 3.265 kg de peso do utilitário, e quatro dos oito cilindros são desligados automaticamente quando não há necessidade de potência máxima.

Durante o percurso misto, sem trânsito e com velocidade nunca superior a 80 km/h, o consumo de gasolina registrado no computador de bordo ficou em 7,2 km/l.

Essa opção com tração 4x4 é a topo de linha da picape, que custa cerca US$ 40 mil (R$ 95 mil) nos EUA.

PLANETA CONFORTO

O nível de equipamentos excede o encontrado em utilitários de luxo no Brasil. Há sistema de navegação incorporado à central mulitimídia (uma versão mais avançada que a disponível na S10 nacional) e três entradas USB. Já o banco do motorista vibra caso a picape troque de faixa sem que se tenha dado seta.

O câmbio automático traz alavanca instalada na coluna de direção, e o volante é levíssimo. O mundo exterior parece menor quando se está bem acima do solo, mas essa sensação não irá agradar aos que gostam de veículos interativos. A Silverado parece estar sempre alheia ao que a cerca, é bastante anestesiada em seu "planeta conforto".

São tantos os recursos que o motorista até esquece que há uma enorme caçamba lá atrás, apta a levar 910 kg de carga. Deve ser muito útil, pois cerca de 480 mil americanos compraram uma picape dessas em 2013. E outros 760 mil investiram na rival Ford F-150, veículo mais vendido nos EUA há vários anos e que também acaba de ser renovado. O reinado dos utilitários gigantes promete durar ainda muitos anos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página