Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Sobra' de garantia pode valorizar usado em até 10%

DO UOL

Modelos usados vendidos com "sobra" de garantia de fábrica tendem a valorizar de 5% a 10%, segundo a Assovesp (Associação dos Revendedores de Veículos de São Paulo).

"Na revenda, será possível conseguir um cliente mais exigente e que não se importa em pagar mais por essa segurança", diz George Assad Chahade, presidente da entidade.

A garantia segue válida porque está vinculada ao carro, e não ao proprietário dele. Assim, a revenda do modelo é facilitada.

"O custo de manutenção é um dos grandes receios de quem está comprando um veículo usado. Se o carro ainda está na garantia de fábrica, o consumidor fica mais tranquilo", diz Cristiano dos Santos, da área de automóveis seminovos da Caltabiano.

Contudo, um seminovo que poderia ter cobertura de fábrica, mas que por algum motivo a perdeu, será depreciado. Não fazer as revisões previstas no manual, por exemplo, anula o benefício.

A forma mais segura de saber se um veículo está ainda com a garantia vigente é consultando diretamente o fabricante.

Para usados fora do prazo da montadora, a lei obriga a loja a dar garantia de três meses após a venda.

"Vale para todo o veículo, não apenas para motor e câmbio, como boa parte dos comerciantes prefere propagar", atenta Patrícia Álvares Dias, assessora técnica do Procon-SP.

Já o comércio entre particulares tem regras parecidas, mas elas não são regidas pelo Código de Defesa do Consumidor.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página