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Sotaque alemão

Nacional a partir de 2015, A3 Sedan é a maior aposta da Audi desde sua chegada ao Brasil

(EDUARDO SODRÉ) EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"

O presidente da Audi no Brasil, Jörg Hofmann, tem se esforçado para falar português. Na apresentação do A3 Sedan, em São Paulo, ele fez questão de ler um texto no idioma local. Da mesma forma que o executivo, o carro que já está nas concessionárias tem forte sotaque alemão, mas deseja ser entendido pelo público.

O modelo faz parte do plano mais importante da marca alemã no país: produzir um carro que tenha vida própria, dissociado do Volkswagen Golf, com quem divide plataforma. Ambos serão feitos em São José dos Pinhais (PR) a partir de 2015.

O primeiro contato mostra que o A3 Sedan 1.8 (180 cv) tem personalidade --visto de perfil, nota-se o quanto é diferente das versões hatch. Por dentro, o espaço é bem aproveitado mesmo no banco traseiro, onde dois passageiros viajam com folga.

Apesar do porta-malas grande (425 litros), a traseira é curta, o que faz o carro ser considerado um compacto pela própria fabricante.

Em uma avaliação de 150 quilômetros pela rodovia Castelo Branco, o A3 Sedan mostrou ser firme demais para ser considerado um carro de alto luxo, mas é rápido o suficiente para ser chamado de esportivo. Os números obtidos no teste Folha-Mauá confirmam isso, com destaque para as retomadas vigorosas.

As quatro argolas encrustadas na grade frontal trazem o prestígio que a marca cultiva desde sua estreia no Brasil, há 20 anos. Contudo, não espere um interior muito elaborado. As forrações dos bancos imitam couro e os plásticos pretos do carro testado são funcionais, mas não um exemplo de apuro estético.

O A3 Sedan custa a partir de R$ 116,4 mil. Por esse preço, o carro vem com sete airbags, transmissão de dupla embreagem (sete marchas), banco do motorista com ajuste elétrico, ar-condicionado digital, faróis de xenônio, teto solar e rodas de 17 polegadas, entre outros itens.

O modelo atual é produzido na Hungria, mas a versão nacional deverá ser idêntica, exceto por um detalhe: o motor será flex, com sotaque bem brasileiro.


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