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Sem frescura

Jeep tenta mostrar que Grand Cherokee 2014 pode ir além das garagens de shoppings

JOSIAS SILVEIRA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para honrar a tradição de quem introduziu os utilitários esportivos no Brasil --com a Rural Willys, em 1958-- a Jeep quis mostrar que o Grand Cherokee 2014 também é valente. Para isso, preparou um teste que incluiu trilhas e estradinhas de terra rumo a Campos do Jordão (a 181 quilômetros de São Paulo).

Percorrer maus caminhos com um carro repleto de luxos --e que custa a partir de R$ 186 mil-- não é prática usual da imensa maioria dos proprietários de veículos desse segmento. Contudo, em tempos de reafirmação, era importante para a Chrysler mostrar o DNA do carro, que tem tração 4x4.

A versão modernizada do Grand Cherokee ganhou câmbio automático de oito marchas, mudanças visuais discretas e alguns recursos da moda. A reestilização incluiu mudanças na traseira e faróis de xenônio que trazem luzes diurnas com LEDs.

O gerenciamento eletrônico foi aprimorado e permite selecionar o tipo de terreno a ser vencido. Os modos disponíveis são Areia, Lama, Neve e Pedras. O motorista também pode optar pelo funcionamento automático, quando o carro "lê" a trilha ou a estrada e se ajusta às condições de rodagem.

A nova transmissão tem função "Eco Mode", que prioriza as marchas mais altas e ajuda a conter o consumo de gasolina. Mas não se deve esperar milagres, pois o modelo tem motor 3.6 V6 Pentastar (286 cv) e pesa cerca de 2.200 quilos.

Quem quiser a versão 3.0 V6 a diesel (240 cv) terá de esperar cerca de seis meses pelo lançamento. Com esse motor, a versão anterior do Jeep (que tinha câmbio de cinco marchas) registrou média de 13,7 km/l na estrada.

TERRA, ÁGUA E ASFALTO

O Grand Cherokee não teve dificuldades para atravessar trechos alagados e também passou sem sustos por estradas de terra batida. A suspensão absorve bem as irregularidades e balança menos que os modelos anteriores. Mesmo assim, quem prefere utilitários mais firmes irá reclamar da pegada tipicamente americana do modelo avaliado.

No asfalto, o novo Jeep permanece confortável, e isso é o mais importante para seu público habitual --o carro é mais visto em garagens de shoppings do que em estradas de terra. O interior é forrado de couro e há recursos como tela sensível ao toque no sistema multimídia.

O próximo lançamento da linha será o Cherokee Sport, que estreará no meio do ano com visual totalmente renovado. Os faróis quadrados foram substituídos por um conjunto afilado, e as formas do carro estão mais arredondadas. Até a grade tradicional da marca terá formato diferente, mas sem perder as sete aberturas.


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