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Inclusão digital

Harley-Davidson lança sistema de som e GPS para linha 2014; equipamento foi testado em viagem pelo Rio Grande do Sul

JOSIAS SILVEIRA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE GRAMADO (RS)

A Harley-Davidson preserva sua tradição com enormes motocicletas de motor V2. Alguns adoram, outros detestam. Mas até a centenária marca de Milwaukee (EUA) entrou na era digital, tendo agora recursos de informação e entretenimento.

Apesar dos equipamentos eletrônicos semelhantes aos encontrados em carros de alto luxo, a linha Touring mantém seu visual tradicional.

Para testar os novos itens, a reportagem rodou mais de 400 quilômetros pelas estradas da região de Gramado e Bento Gonçalves (RS) com o modelo Ultra Limited 2014.

A experiência busca repetir no Brasil o projeto Rushmore, cujo nome é uma homenagem à montanha na Dakota do Sul em que estão esculpidos as faces de quatro presidentes americanos. Essa rota é uma das preferidas dos "harleyros".

A Ultra Limited custa a partir de R$ 81,9 mil. Acima dela existirá apenas a CVO Limited, da qual serão importadas apenas 30 unidades, com preço de R$ 139,9 mil.

Além do ronco característico do enorme motor V2 de 1.700 cc --a Harley até tentou patentear esse som-- pode-se também escutar as indicações do GPS, o rádio e as músicas armazenadas no celular ou no cartão de memória.

As funções são comandadas por meio de uma tela de 6,5 polegadas sensível ao toque, e o sistema exibe ainda informações da motocicleta. Há até bluetooth.

A Harley-Davidson, que nacionaliza suas motos em Manaus, afirma ter feito pesquisas com clientes em todo o mundo antes de introduzir a eletrônica e fazer mais de uma centena de mudanças técnicas em suas motos.

MENOS QUENTE

Uma das alterações mais pedidas pelos consumidores foi a mudança no arrefecimento, feita para que o motor não esquentasse tanto as pernas do motociclista em trânsito urbano.

Para isso, a Harley adotou um sistema de refrigeração líquida só nos cabeçotes da Ultra Limited, o que permitiu ganhos de 5% de potência. O torque (força) também aumentou, e agora equivale ao de um VW Gol 1.6. Só que a moto pesa "apenas" 390 quilos, contra cerca de uma tonelada do hatch compacto.

Em estradas, o habitat deste modelo que traz três maletas para bagagens, é possível pilotar em sexta marcha desde os 60 km/h e fazer curvas como se a moto fosse bem mais leve. A carenagem "asa de morcego" foi refeita para melhorar a aerodinâmica.

A embreagem passou a ter acionamento hidráulico, o que a tornou um pouquinho mais leve. Mas ela continua uma Harley: difícil de manejar em manobras de trânsito urbano devido ao peso.


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