Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Partida

'Baby panamera' a caminho

Com o lançamento do (SUV) Macan, a Porsche passa a ter seis modelos em sua linha, sendo três carros de "família".

A montadora alemã, que dos anos 1940 até o início deste século dedicou-se aos cupês, informa que planeja continuar ampliando sua gama de produtos urbanos de quatro portas, sem perder o foco na esportividade.

"Iremos escolher um entre dez ou onze projetos de segmentos variados", diz Matthias Müller, presidente mundial da Porsche.

A Folha apurou com executivos da marca, na Alemanha, que o principal candidato seria um modelo derivado do luxuoso e comprido sedã Panamera.

Uma versão perua do modelo até foi apresentada como conceito em 2012. Trazia interior futurista e experimentações estéticas.

Seu objetivo, porém, era o de medir a receptividade desses novos elementos.

Isto porque o carro que a Porsche pensa em produzir é um "baby Panamera" --assim como o Macan é um "mini-Cayenne".

Prometido para antes do fim da década, o futuro sedã teria dimensões reduzidas e motorização turbo para competir com as versões mais apimentadas do Mercedes Classe E e do BMW Serie 5. Antes, a Porsche lança o cupê híbrido 918 Spyder (887 cv).

SANTA IMITAÇÃO, BATMAN!
Uma réplica do batmóvel Tumbler está à venda por US$ 1 milhão (R$ 2,32 milhões) nos EUA. No anúncio, o vendedor parece bastante honesto. Destaca que o carro, sem para-choques ou boa visibilidade, não é ideal para o uso diário.

FUTURO DO PRETÉRITO
Tradicional fabricante inglesa de carros esportivos, a Lotus está lançando sua primeira moto. Com um motor de 200 cv, a C-01 destaca-se pelo visual, que mescla elementos retrôs e futuristas. Desenhada pelo projetista do Bugatti Veyron, chega por € 100 mil (R$ 322 mil) na Europa.

435
km/h é o novo recorde de velocidade alcançado pelo Hennessey Venom GT V8, de 1.261 cv

"O Puma GT do meu pai marcou minha infância. Como achava esse cupê parecido com um Porsche, me sentia em um superesportivo dentro dele. Quando pude guiar o carro, descobri que o motor tinha pouca potência"
Felipe Fragacom 18 anos, é o mais jovem piloto da Stock Car 2014

GRAXA?

Carro com Start/Stop precisa de bateria especial?

Sim, pois o sistema demanda mais carga. O Start/Stop desliga temporariamente o motor enquanto o veículo fica parado no trânsito, para poupar combustível e poluir menos. Basta pisar no acelerador para que o propulsor volte a funcionar.

Se o sistema estiver ativado e o motor do carro não desligar nas paradas longas, pode ser um sinal de que a bateria esteja no fim.Fonte: Moura

Carro alegórico

O Carnaval está aí, e algumas versões de automóveis, de tão coloridas ou criativas, poderiam fazer parte de quaisquer abre-alas de escolas de samba.

Lançada em 1995 na Europa, a série Harlequin do Polo trazia carroceria colorida. Originalmente limitada a 1.000 carros, a versão ganhou tanta popularidade que a VW decidiu produzir quase 3.800 unidades

Com o intuito de levar arte a seus bólidos, a BMW iniciou nos anos 1970 um movimento chamado Art CAr. Este M3 participou das 24 de le mans em 2010. Foi o carro mais chamativo da prova

Até o EcoSport entrou no clima. Em 2006, o jipinho baiano ganhou a série Camaleão, alusiva ao bloco conterrâneo conduzido pela banda chiclete com banana. O símbolo era uma pata verde em várias partes da carroceria

LIVRO

AutoMotor Esporte 13/14
AUTOR: Reginaldo Leme
EDITORA: AutoMotor
QUANTO: R$ 95 (448 págs.)
Anuário traz em detalhes como foi a temporada do automobilismo em 2013. Há campeonatos nacionais, como a Stock Car e a Fórmula Truck, e internacionais, como a Fórmula 1. Entre os destaques da edição estão a vitória de Tony Kanaan nas 500 milhas de Indianápolis e um especial com fotos históricas em comemoração aos 30 anos do bicampeonato de Nelson Piquet na F-1.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página