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Versão 'popular' da Strada três portas ajuda picape a se tornar um fenômeno de vendas; no banco traseiro, espaço é exíguo

EDUARDO SODRÉ EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"

A Strada fechou a primeira quinzena de março no topo do ranking de vendas, desbancando o Gol --o VW perdeu uma versão importante (a G4) e agora enfrenta o fogo amigo do Up!.

O mais surpreendente é saber que um utilitário tem a chance de assumiu a liderança mensal, fato inédito no mercado nacional.

A terceira porta abriu os caminhos para a picape compacta. De acordo com a Fiat, 50% das unidades emplacadas nos dois primeiros meses de 2014 eram versões cabine dupla. Não por acaso, há cinco combinações de transmissão e motor com essa carroceria na linha.

A opção mais barata custa R$ 44.370, tem motor 1.4 flex e chama-se Working. Freios ABS, airbag duplo e acionamento elétrico dos vidros e das travas são os principais itens de série.

Além da porta adicional, a caçamba foi o principal ponto de mudanças na reformulação visual da linha 2014. As laterais cresceram, aumentando o espaço para carga.

Classificada como utilitário, a Strada paga os mesmos 3% de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos modelos 1.0. Caso fosse taxada apenas pelo motor, o tributo chegaria a 9%.

Como custa mais que um Novo Palio 1.4 --a partir de R$ 36.520, com direção hidráulica de série--, a margem de lucro da picape três portas deve ser bem maior.

A suspensão traseira, com um eixo parrudo e feixes de molas, é similar à utilizada em picapes maiores. É ideal para levar carga, mas não oferece o mesmo conforto ao rodar encontrado nas concorrentes VW Saveiro e Chevrolet Montana, por exemplo. Apesar de ignorar os buracos da cidade, a Strada oscila mais em rodovias.

Na cabine, o motorista da picape Fiat tem a sensação de estar em um espartano Palio Fire. O volante, por exemplo, é o mesmo usado no modelo mais barato da linha. Os defeitos também estão lá, como a coluna de direção muito alta --o carro testado não tinha regulagem de altura desse item.

Para usar uma Strada cabine dupla como carro de passeio, é preciso saber que o banco traseiro mal acomoda duas crianças e que caçamba não é porta-malas. Quem quiser carregar suas mochilas lá terá de comprar uma cobertura protetora que custa R$ 768 na rede Fiat.


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