Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Tomada de força

Com preço perto de R$ 40 mil, versão mais completa do Up! enfrenta motor mais potente do Uno 1.4 Sporting

(EDUARDO SODRÉ) EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"

Há dez anos, os automóveis 1.0 tinham 70% de participação no mercado. Mas o segmento mudou, e também as regras tributárias que deixavam o preço desses veículos bem mais atraentes do que o de modelos mais fortes.

Hoje, cerca de 40% dos carros vendidos são "mil", mas essa fatia voltou a crescer lentamente, impulsionada por motores modernod.

O exemplo mais recente dessa tendência é o VW Up!, cujo 1.0 tem 82 cv. O valor é próximo dos 88 cv oferecidos pelo Uno 1.4 Sporting.

Preços perto de R$ 40 mil nas versões mais completas aproximam esses carros, mas há grandes diferenças entre os projetos. O compacto da Fiat segue a receita tradicional dos quatro cilindros (um a mais que o motor VW), enquanto o concorrente está alinhado à tendência mundial dos motores pequenos e menos poluentes.

Com mais potência e torque, o Uno andou sempre na frente, enquanto o Up! foi melhor em consumo.

O VW tem um belo acerto de motor, câmbio e suspensão. Seu visual é o mesmo do carro vendido na Europa, mas o modelo nacional é ligeiramente maior. O capricho no acabamento e a nota máxima em segurança para adultos em caso de colisão (segundo teste realizado pelo programa Latin NCAP) elevam o nível do segmento.

Porém, a saída central de ar não tem nenhuma regulagem, e a tela sensível ao toque do sistema opcional de som e navegação falhou diversas vezes durante o teste.

O Uno continua moderninho, mas envelheceu diante do rival. Para voltar a brilhar, a fabricante fará retoques no desenho ainda este ano. As principais mudanças ocorrerão no interior.

A arquitetura desses compactos privilegia o espaço nos assentos dianteiros. "Tenho 1,91 m de altura e fico bem confortável no carro. Já os ocupantes do banco de trás passam aperto", diz o engenheiro mecânico Yuri Alan, 28, que trocou um Peugeot 307 pelo hatch da Volks.

Após uma semana de convívio com os compactos, o projeto mais atual do Up! foi suficiente para superar o motor maior do Uno Sporting. A Fiat pode virar o jogo com a atualização de seu compacto, mas há um outro concorrente de peso a caminho: o novo Ford Ka estreia em breve, e terá motor 1.0 com 85 cv.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página