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Trem-bala

Mercedes E63 AMG dispara na frente e torna-se o sedã mais rápido do teste Folha-Mauá

EDUARDO SODRÉ EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"

O quartel-general da AMG, em Stuttgart, tem identificação discreta e nem parece que é ali que nascem os cultuados modelos preparados pela divisão esportiva da Mercedes. O portão da garagem desemboca em uma estrada estreita de mão dupla, com vegetação baixa às margens.

Mas após percorrer caminhos tortuosos naquele pedaço da Alemanha, o E63 AMG chega a uma rodovia de muitas faixas e com trechos sem limite de velocidade.

Bastam poucos quilômetros de pista vazia para perceber o que um V8 biturbo de 557 cv pode fazer com um sedã cujas versões "normais" têm público com idade média na faixa dos 50 anos.

EMBRUTECIDO

O modo como o carro responde às investidas no acelerador chega a assustar. A primeira reação é segurar com firmeza o volante revestido de couro alcantara, com textura similar à camurça. Com o modo AMG acionado, os amortecedores ficam mais rígidos e o carro embrutece. O silêncio é substituído pelo ronco grosso e eventuais estalos que saem do escapamento.

As reações antecipavam o que iria acontecer quando o carro passasse pela pista da TRW, em Limeira (a 151 km de SP). A aceleração de zero a 100 km/h em 4,0s fez do E63 o sedã mais rápido que já passou pelo teste Folha-Mauá.

Na comparação entre segmentos, o Mercedes só perde para o cupê superesportivo Audi R8 GT, que, em 2013, cumpriu a prova em 3,7s.

Este AMG tem tanta força que, mesmo com tração integral e todos os controles de estabilidade disponíveis, o carro oscila lateralmente com quando se pisa fundo. Alguns esportivos parecem encolher quando ganham velocidade e avançam sobre as curvas, mas não esse Mercedes.

O tempo todo percebe-se que se está ao volante de um sedã de desenho careta e com quase cinco metros de comprimento, e isso não é bom para quem busca o máximo de performance. Esse público irá preferir o equilibrado CLA 45 AMG (360 cv), ou, se quiser algo do mesmo segmento e desempenho, ficará mais feliz com um BMW M5.


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