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Compacto esportivo faz Suzuki retornar ao asfalto

Após seis anos dedicados a carros off-road, marca japonesa volta a vender o hatch Swift no Brasil; versões oferecem bom desempenho a preço alto

JOSIAS SILVEIRA ENVIADO A MOGI GUAÇU (SP)

Depois de retornar ao Brasil no fim de 2008 com o utilitário Gran Vitara e investir tudo em modelos fora-de-estrada, a Suzuki retorna ao asfalto com o compacto Swift.

A reestreia do hatch --a geração passada do modelo foi vendida no país nos anos 1990-- acontece com duas versões: a Sport (R$ 74.990) e a Sport R (R$ 81.990), ambas com motor 1.6 16v aspirado (142 cv). Os carros chegam às lojas em setembro.

Segundo Luiz Rosenfeld, presidente da Suzuki Veículos do Brasil, os preços sugeridos refletem "a sofisticação do projeto".

Com 1.065 kg, o Swift tem relação peso/potência similar a de concorrentes mais caros, como o Audi A1 Sportback (a partir de R$ 91,7 mil) e o Mini Cooper (R$ 89.950).

Contudo, seus rivais têm mecânica mais elaborada, com motores turbo e câmbios automáticos.

O Suzuki é equipado com uma caixa manual de seis marchas, assim como outro modelo de peso no segmento, o Citroën DS3 (R$ 86.990).

SOLUÇÃO CASEIRA

A opção "R" é criação do representante da marca no Brasil. Traz rodas de 17 polegadas (a versão mais "simples" vem com aro 16), teto pintado em cor diferente da carroceria e câmbio com relações mais curtas.

O Swift mostrou-se bastante esportivo no autódromo Vello Città, em Mogi Guaçu (a 164 km de SP), ficando à vontade em curvas fechadas.

Bancos com ombros acentuados e volante com assistência elétrica completam o pacote que faz o motorista se sentir um piloto, devido às reações rápidas do carro.

Nas cidades e estradas esburacadas, o Suzuki merece alguns cuidados adicionais ao volante. Os pneus de perfil baixo e a pouca distância em relação ao solo pedem asfalto liso.

O porta-malas oferece pouquíssimo espaço devido ao pequeno estepe inclinado. A Suzuki não informa a capacidade, que dificilmente alcança os 200 litros.

ENGENHARIA NIPÔNICA

A carroceria desse Swift tem aços de espessura variável e é mais leve do que a encontrada no modelo convencional, à venda em outros mercados.

A Suzuki diz que sua estrutura tem melhor deformação progressiva, o que garantiu as cinco estrelas nos testes de colisão feitos na Europa.

Resta saber como o populoso mercado de compactos sofisticados irá receber esse Suzuki, principalmente pela presença de concorrentes consagrados em uma faixa de preço elevada.


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