Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Pense rápido

Esportivos de alto luxo exibidos em Paris mostram reação do mercado automotivo europeu, mas as novidades do "mundo real" estão longe do Brasil

RODRIGO MORA DE SÃO PAULO

As vendas de automóveis vêm crescendo mês a mês no mercado europeu. De acordo com a consultoria Jato Dynamics, o acumulado no primeiro semestre de 2014 supera em 5,3% o obtido no mesmo período do ano passado.

O resultado é refletido no Salão de Paris (que está aberto ao público até 19 de outubro), onde modelos esportivos reais e conceituais dão o tom. Lamborghini, Ferrari e Mercedes arrancam suspiros com seus supercarros e exibem o otimismo das marcas.

Por outro lado, novidades mais "pé no chão" exibidas na França estão distantes do Brasil. A queda nas vendas e o parque industrial tecnologicamente defasado fazem com que modelos interessantes continuem estacionados do outro lado do Atlântico. Das anfitriãs francesas partem bons exemplos. Um deles é o novo Peugeot 308, cuja moderna plataforma demandaria altos investimentos para ter produção local.

Por enquanto, o hatch continuará a vir da Argentina em sua versão atual, que em breve será reestilizada.

O renovado sedã 508 também pode ser um desejo distante para o brasileiro: a marca ainda estuda se continuará a importá-lo -os estoques atuais devem durar somente até o fim do ano, disse à Folha um executivo da marca.

Tanto o hatch quanto o sedã são ausências confirmadas no Salão de São Paulo, onde o principal destaque da marca será o jipinho 2008.

A Mercedes também exibe um compacto que virá para o Brasil: o novo Smart Fortwo, que terá também uma versão com quatro lugares chamada Forfour. A estreia acontecerá no segundo semestre de 2015.

Novidade para os franceses, o Jeep Renegade já tem produção confirmada aqui. O utilitário compacto será fabricado em Goiana (PE) a partir do próximo ano.

No entanto, para chegar aos R$ 65 mil, seu preço de entrada estimado, abrirá mão de itens de tecnologia disponíveis no modelo europeu, como o botão de partida.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página