Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

HB20X entra para o time dos aventureiros

Versão com suspensão elevada do compacto Hyundai chegará às lojas em fevereiro; preço começa em R$ 48.755

Principais mudanças estão nos pneus e nos para-choques; modelo concorre com CrossFox e Sandero Stepway

RICARDO RIBEIRO ENVIADO A CAMPOS DO JORDÃO (SP)

Inaugurado em 1999 pelo Fiat Palio Adventure, o segmento dos modelos aventureiros passou de 2.000 carros naquele ano para 91 mil em 2012 e atrai cada vez mais concorrentes.

A novidade do momento é o Hyundai HB20X, que chegará às lojas no próximo mês. O carro já está sendo produzido em Piracicaba (a 162 km de São Paulo).

A montadora optou por um visual mais limpo, sem adesivos na carroceria. As mudanças mais perceptíveis em relação às outras versões do compacto estão nos para-choques, que foram redesenhados, e nas barras transversais instaladas no teto.

SALTO ALTO

A suspensão foi elevada em 4 cm. A diferença cabe aos pneus de medida 195/65 R15 (maiores que os usados nas demais opções do hatch) e às molas mais extensas.

Como era esperado, a mudança fez a carroceria rolar um pouco mais nas curvas; o modelo convencional é mais "no chão". Por outro lado, o "salto alto" do HB20X o ajudou a passar pelos trechos de terra e lama que faziam parte do teste proposto pela Hyundai.

O novo aventureiro tem motor 1.6 flex (128 cv), que garantiu bom desempenho mesmo nos trechos de subida da serra de Campos do Jordão (a 167 km de São Paulo). Não haverá opção 1.0.

Apesar das dimensões compactas, o preço é de carro grande. O HB20X parte de R$ 48.755 na versão Style, que vem com ar-condicionado, airbag duplo, freios ABS, direção assistida, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, sistema de som, farol de neblina e rodas de liga leve.

A opção topo de linha Premium (R$ 51.525) traz também sensor de estacionamento, acendimento automático dos faróis e volante revestido de couro.

Trocar o câmbio manual de cinco marchas pela transmissão automática de quatro velocidades encarece ambas as versões em R$ 3.200.

RIVAIS

Os principais concorrentes são o Volkswagen CrossFox 1.6 (104 cv) e o Renault Sandero Stepway 1.6 16v (112 cv).

Com o mesmo nível de equipamento do HB20X Style, o aventureiro da VW custa cerca de R$ 50 mil. Já o modelo de origem francesa sai por R$ 45,9 mil.

A opção mais em conta do segmento é o Fiat Uno Way com motor 1.0. Completo, custa R$ 34,2 mil (75 cv).

O HB20X e seus rivais têm uma coisa em comum: nenhum deles foi feito para enfrentar trechos muito difíceis.

As vantagens das mudanças mecânicas aparecem na hora de enfrentar uma área alagada após um temporal ou ao passar por uma lombada sem medo de raspar a dianteira do carro no asfalto.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página