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Piloto por um dia

Track days transformam em realidade o sonho de acelerar em um autódromo

RODRIGO LARA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Amante da velocidade. Assim pode ser definido quem participa de um track day, evento que consiste em abrir um autódromo, mediante pagamento, para que donos de qualquer tipo de veículo possam acelerar.

Os participantes não competem entre si, mas, sim, contra o relógio e seus próprios limites. O objetivo é completar voltas em tempos cada vez menores.

"O grande barato é poder usufruir do próprio carro com toda a segurança que uma pista de corrida oferece, com áreas de escape, instruções para os novatos, equipe médica e carros de resgate", afirma o piloto militar Paulo Passos, 28, do NDA Racing, clube que organiza track days.

Dono de um Mitsubishi Lancer Evolution X, Julio Neto, 26, participa desses eventos desde 2007. Hoje, ele faz parte do RNR Racing, clube que pretende organizar de quatro a seis eventos em 2013.

"Meu primeiro track day foi em Interlagos. Até então, não sabia que era possível alugar o autódromo. Fiz a inscrição mesmo sem ter qualquer noção de pilotagem", conta.

PARA TODOS

Qualquer carro pode participar de um track day. Obviamente, modelos com menor vocação esportiva tendem a sofrer maior desgaste de itens como pneus, freios e transmissão. Por isso é comum encontrar carros esportivos ou modelos mais baratos com diversas modificações.

O VW Gol 1991 1.8 turbinado (256 cv) do analista de vendas Tiago Kfouri, 29, enquadra-se na segunda categoria.

"O Gol oferece boa confiabilidade mecânica, oferta de peças de performance nacionais e custo baixo. E é delicioso ser mais rápido que muitos carros que custam mais de R$ 200 mil. Andar bem em um track day não requer o carro mais rápido, e sim o mais acertado", afirma.

Também é possível se divertir com carros baratos e ajustes simples, como faz o administrador de empresas Bruno Tinoco, 23, que corre com um Citroën AX GTI 1995.

"Escolhi esse modelo porque ele tem três características que eu procurava: é barato, rápido e leve. Mexi o mínimo no carro: só troquei coletores, fiz um escape novo e aliviei o peso, o que melhorou ainda mais o comportamento dele em curvas. Faço isso há seis meses, alivia demais o estresse."

BAIXO CUSTO

Para quem gosta de correr, mas procura uma opção mais viável economicamente, há o kart de aluguel.

Há diversos clubes de kartismo amador que organizam competições. O valor gira entre R$ 100 e R$ 150 reais ao mês, dependendo da pista onde são realizadas as disputas.

Uma dessas é o Kartódromo da Granja Viana, em Cotia, na Grande São Paulo, local onde o clube Kartmasters organiza suas etapas. Serão 11 corridas neste ano, realizadas sempre aos domingos, uma vez por mês.

"A previsão é que tenhamos cem pilotos correndo no nosso campeonato em 2013", afirma o analista de sistemas Bruno Braz, 32, organizador das disputas.

Para ele, o principal benefício de participar das corridas é "a possibilidade de viver o sonho de ser piloto por um custo acessível e ainda fazer amigos".

Seja nos track days ou no kart, a segurança deve estar em primeiro lugar.

"É importante saber que equipamentos originais não foram projetados para suportar as condições de pista. Tenho claro o conceito de que carro de track day não é um carro de corrida, ou seja, ele tem que estar apto para ir rodando até o evento e voltar para casa nas mesmas condições", diz Tiago Kfouri.


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