Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Peças e acessórios

Ipem encontra extintores reutilizados ou com pressão incorreta em São Paulo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O extintor é um equipamento obrigatório nos veículos licenciados no Brasil. No entanto, algumas lojas da capital estão vendendo o produto em desacordo com a legislação, revela fiscalização realizada na última semana pelo Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo).

Dos 22 estabelecimentos visitados, oito ofereciam extintores com irregularidades. A mais comum era o indicador de pressão do equipamento fora da faixa de operação.

"Nesse caso, há o risco de o extintor não funcionar adequadamente", explica Jefferson Kovachich, diretor de conformidade do Ipem-SP.

Os fiscais encontraram extintores reutilizados em duas lojas, o que é proibido no caso do tipo ABC.

"Só o pó químico no interior foi substituído. A carcaça e a válvula tinham sido reaproveitadas, e o extintor também poderia falhar", diz.

Se os estabelecimentos apresentarem notas fiscais que comprovem a origem dos produtos, apenas os fabricantes serão multados.

Para não ser enganado, o consumidor deve optar por produtos com o selo do Inmetro. Lacre em mau estado é sinal de reutilização.

O Corpo de Bombeiros recomenda que o extintor seja usado apenas em pequenos incêndios e que a corporação seja acionada. O fogo pode se alastrar ou recomeçar depois de estar aparentemente controlado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página