Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2010 - 23h14

Parque de esculturas de mulheres em Oslo causa polêmica

Publicidade

DE SÃO PAULO

A ideia de um milionário norueguês de criar um parque só com esculturas de mulheres em Oslo tem causado discussões acirradas no país escandinavo. Christian Ringnes, magnata do setor imobiliário, pretende inaugurar seu Ekeberg Skulpturpark em 2012.

Ele criou uma fundação para gerir o parque, no alto de uma colina com vista para toda a cidade. Seriam investidos cerca de US$ 17 milhões para comprar 30 esculturas, todas representando mulheres e formas femininas. Uma obra de Rodin e outra do colombiano Fernando Botero já foram compradas.

"O único critério é a qualidade artística dos trabalhos", disse Ringnes em entrevista ao "The Art Newspaper". "Nesse sentido, nossa decisão não vai depender do artista ser homem ou mulher."

A diretora do Oslo Kunstfoerning, que representa as belas artes em Oslo, Marianne Hultman, foi contra a proposta. "Imagine se um dia uma das mulheres mais ricas do mundo quisesse fazer um parque só com esculturas de homens", disse Hultman. "Alguém no país levaria isso a sério?"

Uma audiência pública na capital norueguesa já está marcada para discutir o projeto. A decisão final está prevista para 2011.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página