Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/06/2010 - 13h30

Índice europeu de ações cai pelo quarto dia seguido

Publicidade

DA REUTERS, EM LONDRES

As Bolsas de Valores europeias atingiram o menor nível de fechamento em duas semanas nesta sexta-feira, com a revisão negativa do crescimento econômico dos Estados Unidos no primeiro trimestre e a batalha da BP para limpar o derramamento de petróleo.

O FTSEurofirst 300, que acompanha as principais ações da Europa, encerrou em queda de 0,66%, a 1.013 pontos, o menor fechamento desde o início de junho. O índice acumula queda de cerca de 9% desde que atingiu um pico na metade de abril, quando se intensificaram as preocupações de que a crise de dívida na zona do euro poderia abater o crescimento econômico na região.

A Bolsa de Londres fechou em baixa de 1,05% no índice FTSE 100, aos 5.046 pontos; a Bolsa de Frankfurt caiu 0,73% no índice DAX, para 6.070 pontos; a Bolsa de Paris perdeu 1% no índice CAC-40, indo a 3.519 pontos; a Bolsa de Milão teve valorização de 0,1% no índice Ftse/Mib, fechando aos 19.961 pontos; a Bolsa de Madri caiu 0,54% no índice Ibex-35, para 9.535 pontos; e a Bolsa de Lisboa encerrou em queda de 0,07% no índice PSI20, a 7.219 pontos.

As ações da BP caíram 6,4%, após alcançarem o menor valor em 14 anos. Um furacão parecia prestes a dificultar ainda mais a contenção do pior vazamento de petróleo da história dos EUA.

Mais da metade do valor da BP foi eliminado desde abril. Total, BG Group e Tullow perderam entre 1,2% e 1,8%.

A confiança do investidor diminuiu após dados mostrarem que a expansão da economia dos EUA foi menor que o estimado no primeiro trimestre, cortando também as estimativas de gastos de empresas e do consumidor.

"Isso [os dados econômicos] é só um indicador do fato de que a recuperação econômica é frágil. Os valores do mercado de ações não estão baratos, particularmente entre os cíclicos. Eu esperaria que a correção continue", disse Felicity Smith, gerente de portfólio da Bedlam Asset Management.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página