Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/06/2010 - 19h35

Ex-presidente pede a colombianos apoio a Juan Manuel Santos

Publicidade

DA ANSA, EM BOGOTÁ

O ex-presidente colombiano Ernesto Samper (1994-1998) pediu aos colombianos que apoiem o novo chefe de Estado do país, Juan Manuel Santos, vencedor do segundo turno das eleições presidenciais, realizadas neste domingo.

"É um fato indiscutível que o presidente é Juan Manuel Santos, agora, o que nos corresponde a todos os colombianos é rodeá-lo, acompanhá-lo, nas muito difíceis tarefas que terá pela frente", afirmou o ex-mandatário.

Samper apontou ainda que Santos "tem algumas tarefas imediatas", como "reduzir o isolamento internacional em que se encontra a Colômbia, introduzir retificações em temas como o acordo humanitário" pela troca de reféns por guerrilheiros detidos, entre outros.

Antes das votações, o ex-chefe de Governo manifestou que votaria em branco, já que nem Santos e nem seu adversário, Antanas Mockus, se comprometeram com uma saída negociada ao conflito interno do país e a negociar um acordo.

Com mais de 95% das urnas apuradas, Santos obteve 8.595.226 votos (68,9%) contra os 3.446.598 (27,6) sufrágios de Mockus, de acordo com dados da Registradoria Nacional.

O mandatário eleito da Colômbia, do Partido Social da Unidade Nacional, assumirá o governo do país em 7 de agosto. Com respaldo de Álvaro Uribe, ele promete dar continuidade às políticas do atual mandatário.

Eleito pela primeira vez em 2002, Uribe, por sua vez, deixará a administração, após dois mandatos consecutivos, com mais de 70% de apoio popular.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página