Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2010 - 21h07

Liberal lidera disputa presidencial acirrada na Polônia; 2º turno será dia 4

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os poloneses elegerão seu futuro presidente no próximo dia 4 de julho, entre o liberal Bronislaw Komorowski e o conservador Jaroslaw Kaczynski, que no domingo conseguiram os dois primeiros lugares do primeiro turno da disputa, segundo resultados divulgados nesta segunda-feira.

Os mercados financeiros torcem por uma vitória de Komorowski, que estaria mais afinado com o primeiro-ministro liberal Donald Tusk e suas medidas para controlar o deficit público e eventualmente adotar o euro.

Komorowski venceu por estreita margem. Ele obteve 41,5% dos votos, contra 36,5% de Kaczynski, que tenta suceder seu irmão gêmeo Lech, morto em um acidente aéreo em abril. As pesquisas indicam uma margem mais ampla em prol do candidato de Tusk.

Embora a Polônia tenha um regime parlamentarista, o presidente pode vetar leis e nomear ocupantes de cargos importantes, e tem influência sobre questões de política externa e segurança.

Komorowski, que como presidente do Parlamento é o presidente interino do país, compartilha com Tusk a visão "europeísta," de estreita colaboração com a Alemanha, mas que valoriza também as boas relações com a Rússia.

Já Kaczynski é contra a adoção do euro e vê com desconfiança a União Europeia, a Rússia e a Alemanha. Ele defende pacotes de estímulos econômico, enquanto Tusk segue políticas mais cautelosas.

Os títulos poloneses tiveram alta na segunda-feira, em parte por causa da vantagem relativamente estreita de Komorowski no primeiro turno.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página