Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2010 - 14h28

Jornal "Washington Post" compara presidente eleito da Colômbia com Lula

Publicidade

DA EFE

O futuro presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, que foi eleito no segundo turno no domingo (20), "demonstrou que os políticos pró-americanos, pró-mercados livres" têm vida na América Latina, afirmou nesta terça-feira um editorial do jornal "The Washington Post".

"Santos, que obteve a vitória na eleição presidencial de domingo, não tem interesse em cortejar o Irã, ao contrário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva do Brasil", continua o artigo.

Segundo o texto, Santos "rejeitou o socialismo autoritário de Hugo Chávez, da Venezuela".

O jornal destacou que Santos tem diplomas da Universidade do Kansas e da Universidade de Harvard e "sua maior prioridade pode ser a ratificação e aplicação de um tratado de comércio entre Colômbia e Estados Unidos".

"A questão aberta pela eleição de Santos é se a Administração do presidente Barack Obama e os dirigentes democratas no Congresso receberão este aliado forte e necessário dos EUA com braços abertos, ou com o desdém e o protecionismo com o qual trataram seu antecessor Álvaro Uribe", afirmou o jornal.

O editorial fez um elogio à gestão de Uribe, mas alegou que "os democratas no Congresso trataram a Colômbia mais como um inimigo que um amigo, reduziram a ajuda militar americana e trabalharam para impedir acordos comerciais".

"A Administração de Obama, que cortejou Lula e buscou melhorar as relações com Venezuela e Cuba, atuou com frieza sobre a Colômbia", segundo o artigo.

No entanto, "a eleição de Santos oferece uma oportunidade de revitalizar esta relação", acrescentou. "A ratificação do acordo comercial contribuirá com a meta da Administração de estimular as exportações enquanto fortalece um país que pode ser uma coluna de democracia e moderação política na região".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página