Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2010 - 21h50

Choque com o Exército mata ao menos 43 rebeldes no sul do Sudão

Publicidade

DA EFE, EM CARTUM

Pelo menos 43 rebeldes da região de Darfur, no Sudão, morreram nesta terça-feira e outros 90 ficaram feridos durante um enfrentamento com o Exército, informou um porta-voz militar.

O enfrentamento ocorreu na área de Azaban, no sul de Darfur, onde entraram tropas do insurgente Movimento de Justiça e Igualdade (MJI), dirigido por Khalil Ibrahim.

Segundo o porta-voz do Exército sudanês, Al Seuarmi Khaled Saad, as forças governamentais tiveram sete mortos e 11 feridos.

O comunicado afirma que o Exército conseguiu destruir 28 veículos usados pelos rebeldes e apreendeu outros cinco.

O Exército indicou que as tropas governamentais começaram a recuperar o controle da área após a incursão insurgente.

No começo de maio, o MJI anunciou a sua retirada da mesa de negociações com o Governo do Sudão devido aos combates contra tropas sudanesas em seu reduto rebelde, Jabal Mun.

Desde então, os combates que se sucederam entre os rebeldes e o Exército em Darfur deixaram 600 mortos, segundo dados das Nações Unidas.

Em fevereiro, o MJI e o governo assinaram um acordo no Catar que inclui um cessar-fogo. No entanto, esse convênio já está defasado já que ninguém o respeita.

A guerra de Darfur, que explodiu em 2003, já deixou 300 mil mortos e obrigou 2,7 milhões de pessoas a abandonarem suas comunidades de origem, segundo dados da ONU.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página