Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2010 - 08h41

Presidente afegão diz que saída de general McChrystal pode atrapalhar conflito

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM CABUL

O presidente afegão Hamid Karzai reafirmou seu apoio ao general Stanley McChrystal, chefe das tropas da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e dos EUA no Afeganistão, no mesmo dia em que o comandante prestará explicações em Washington sobre uma entrevista polêmica.

Karzai acha que substituir o comandante americano das forças internacionais no país não ajudará a resolver o conflito na região, disse seu porta-voz Waheed Oma.

"O presidente considera que estamos numa situação delicada com nossos sócios, em nossa guerra contra o terrorismo, no processo de trazer a paz e a estabilidade ao Afeganistão, e que qualquer brecha nesse processo não ajudará", afirmou Oma.

Karzai já havia expressado sua confiança no general McChrystal durante uma videoconferência na terça com o presidente Barack Obama.

Obama não exclui a possibilidade de afastar o general McChrystal após a divulgação de um artigo na revista Rolling Stone no qual o chefe das tropas da Otan e dos EUA no Afeganistão faz críticas explosivas ao poder Executivo americano.

McChrystal foi convocado para comparecer à Casa Branca na quarta-feira para explicar seus comentários.

"Está claro que houve erro de julgamento no artigo no qual ele e seu time aparecem", disse Obama a jornalistas ao comentar a entrevista publicada pela revista, cuja manchete era "Runaway General", acrescentando que decidirá sobre o futuro do militar depois que o encontrar em Washington.

"Mas quero falar com ele diretamente antes de tomar qualquer decisão".

A matéria da Rolling Stone mostrou as tensões entre McChrystal e a Casa Branca em um momento em que Washington mobiliza milhares de tropas adicionais na guerra que entra em seu nono ano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página