Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/06/2010 - 19h33

Chefe da ONU comemora preparativos para eleições no Haiti

Publicidade

DA EFE

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, comemorou hoje o decreto do governo haitiano que ordena o início dos mecanismos eleitorais para realizar em 28 de novembro as eleições presidenciais e legislativas no país caribenho.

Ban "pede ao governo do Haiti, ao Conselho Eleitoral Provisório (CEP), aos partidos políticos e a todos os habitantes que nas próximas eleições sejam transparentes e críveis", disse o porta-voz da ONU Farhan Haq.

Além disso, Ban espera que o processo eleitoral sirva para reforçar as instituições democráticas do país durante o processo de reconstrução do terremoto de janeiro.

Haq reiterou o compromisso das Nações Unidas de respaldar as autoridades haitianas na preparação e realização das eleições e garantiu que a missão da ONU no país (Minustah) já conta com os recursos para isso.

Também transferiu o pedido do secretário-geral aos países do organismo para que garantam o financiamento necessário para a realização do pleito.

O presidente do Haiti, René Préval, confiou ao Conselho Eleitoral Provisório, mediante dois decretos, a preparação das próximas eleições.

A divulgação dos decretos presidenciais foi feita depois que setores da oposição se pronunciaram contra da permanência dos membros do CEP.

Préval sancionou uma lei para prolongar seu mandato até maio de 2011 caso as eleições não ocorram na data prevista.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página