Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2010 - 15h30

Irã forneceu à Síria radar que pode monitorar força aérea de Israel

Publicidade

DA REUTERS, EM JERUSALÉM

O Irã forneceu à Síria um sofisticado radar que consegue monitorar as ações da força aérea de Israel e ameaça a habilidade do país de realizar ataques surpresas a alvos nucleares iranianos, informou nesta quinta-feira o jornal americano "Wall Street Journal".

Um oficial militar israelense confirmou à agência de notícias Reuters que Síria, vizinha norte de Israel, recebeu o radar de Teerã. Ele não quis dar mais detalhes.

O jornal americano, que cita oficiais americanos e israelenses, diz que o radar foi transferido em meados de 2009. Tanto Irã quanto Síria negaram.

Os oficiais, segundo o jornal, descrevem o radar como uma ampliação crítica da transferência de armas e coordenação militar entre Irã, Síria e o grupo militante libanês Hizbollah, com quem Israel guerreou em 2006.

O radar poderia dar à Síria, e indiretamente ao Irã, maior visibilidade do espaço aéreo israelense, além de dar ao hizbollah uma clara imagem dos céus de Israel em um hipotético futuro conflito.

Israel encoraja o Ocidente a aumentar as sanções contra o Irã para evitar que o país, seu maior inimigo, consiga produzir armas nucleares. Tel Aviv diz que, caso as sanções fracassem, todas as cartas estão na mesa, incluindo ataques às usinas.

Irã nega ter propósitos militares com seu programa nuclear e diz que enriquece urânio apenas com fins pacíficos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página