Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2010 - 19h52

Equador pede que jornal revele fonte em caso de espionagem à Colômbia

Publicidade

DA EFE, EM QUITO

O promotor geral do Equador, Washington Pesántez, afirmou nesta quinta-feira que pediu ao jornal "El Universo" para revelar uma de suas fontes de informação. A fonte em questão é a que forneceu dados sobre um suposto caso de espionagem de agentes da inteligência colombiana no Equador a altas autoridades, incluindo o presidente.

"Pedi ao jornal "El Universo' que, assim como divulgou a notícia, nos entregue toda a informação que tem, nos diga a fonte", disse Pesántez a jornalistas. Ele defendeu que, em assuntos de segurança interna e externa do Estado, "fica relegado a segundo plano o sigilo da fonte".

O promotor acrescentou que tem "todos os mecanismos para fazer que entreguem toda a informação". Disse ainda que "todos os equatorianos estão obrigados a cooperar em uma investigação, e mais ainda quando se trata de um delito de (...) atentar contra a segurança interna e externa do Estado".

"El Universo" publicou na segunda-feira passada uma reportagem afirmando que o serviço de inteligência colombiano tinha interceptado ligações do escritório do presidente Rafael Correa e de outras altas autoridades. A matéria cita uma fonte anônima, supostamente do Departamento de Administração de Segurança (DAS) da Colômbia,

A denúncia preocupou o governo de Quito, que pediu oficialmente à Colômbia informações sobre o assunto, enquanto a Promotoria começou uma investigação.

Correa ameaçou até romper as relações bilaterais com a Colômbia caso as denúncias de espionagem sejam comprovadas.

Bogotá e Quito trabalham no restabelecimento de suas relações diplomáticas após o rompimento por Correa, em 2008, devido a uma incursão militar colombiana em uma região de floresta no Equador.

Uma fonte do "El Universo" disse que o jornal ainda não recebeu nenhum pedido oficial da Promotoria para revelar a fonte da informação. "O sigilo da fonte está claramente estabelecido na Constituição", que contempla o direito à confidencialidade, o segredo profissional e o sigilo da fonte para os comunicadores.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página