Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2010 - 10h35

Judeus se preparam para construir 2.700 novas casas na Cisjordânia, diz jornal

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os colonos judeus que vivem na região ocupada da palestina Cisjordânia já se preparam para iniciar a construção de 2.700 casas no final de setembro, quando termina o congelamento de novas edificações determinado pelo premiê Binyamin Netanyahu, informa o jornal israelense "Haaretz".

Segundo o jornal, as autoridades regionais dos assentamentos querem retomar a expansão a partir do próximo dia 27 de setembro, quando acaba a moratória de dez meses imposta para possibilitar o início de conversas de paz indiretas com os palestinos.

O conselho regional de Shomron, no norte da Cisjordânia, planeja iniciar a edificação de 800 casas e as autoridades locais deram instruções para que as colônias comecem dar novas permissões de construção e retomem o planejamento urbanística.

O conselho de Netanyahu, também no norte da Cisjordânia, está "trabalhando para lançar as bases à construção futura, já que 1.200 unidades foram autorizadas, principalmente nos assentamentos de Shilo, Talmonim e Kfar Adumin", assegura o jornal, acrescentando que a região de Oranit planeja iniciar outras 600 casas.

Israel provocou indignação nos EUA em março, quando, durante visita do vice-presidente Joe Biden, anunciou um plano para construir 1.600 casas para judeus em uma área da Cisjordânia ocupada que considera fazer parte de Jerusalém.

Israel assegurou a Washington que os trabalhos de construção no assentamento Ramat Shlomo não começariam antes de pelo menos dois anos.

O anúncio atrasou o início das conversas indiretas de paz, mediadas pelos EUA, já que os palestinos exigem o congelamento das novas construções como condição para dialogar.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página