Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/07/2010 - 17h38

"Narcosubmarino" apreendido no Equador tinha o México como destino

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM QUITO

Autoridades do Equador apreenderam um submarino com capacidade para transportar até 12 toneladas de cocaína e que deveria fazer a primeira viagem ao México a partir da costa equatoriana. A operação contou com a participação da DEA --agência antidrogas americana--, disse o chefe da polícia antinarcóticos, coronel Joel Loaiza. "O México seria o destino final."

O submarino, de 25 metros de comprimento por três de largura, foi encontrado pouco antes de acabar de ser construído em um estaleiro improvisado camuflado entre um manguezal, próximo à fronteira com a Colômbia.

AP
Soldados ao redor de submarino apreendido, que seria usado para transportar drogas
Soldados ao redor de submarino apreendido na fronteira, que seria usado para transportar drogas

Loaiza afirmou que "se trata de um submarino porque pode navegar totalmente submerso. É um híbrido, por contar com sistemas de propulsão elétrico e a diesel que lhe permitem uma autonomia de doze dias e chegar a uma velocidade de até oito nós por hora".

A embarcação, de construção artesanal, à qual faltava a vedação da escotilha, foi localizada na sexta-feira passada no setor de San Lorenzo, província costeira de Esmeraldas (a noroeste e fronteiriça com a Colômbia), perto de vários barcos vazios, onde foram encontrados vestígios de cocaína.

O submarino tem banheiro e capacidade para seis tripulantes, segundo o chefe de polícia. "Em seu interior há uma grande tecnologia para navegar, tudo é eletrônico", afirmou o oficial. Ele estima que a construção do submarino, cuja estrutura é de fibra de vidro, demandou US$ 4 milhões e teve a participação de engenheiros navais.

Em maio passado, foi descoberto um semisubmersível de 15 metros de comprimento por três de largura e capacidade para quatro toneladas, sendo a primeira embarcação do tipo apreendida no Equador.

O submarino, que estava vazio e que, segundo as autoridades, era usado para transportar entorpecentes para os Estados Unidos e o México pelo Oceano Pacífico, foi encontrado na província costeira de El Oro (sudoeste, fronteiriço com o Peru).

Em 2009, as autoridades equatorianas destruíram dez laboratórios e apreenderam o recorde de 68,5 toneladas de drogas, inclusive 64 toneladas de cocaína.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página