Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

07/12/2012 - 21h01

Gravidez de Kate Middleton pode fortalecer monarquia britânica?

DE SÃO PAULO

A gravidez da duquesa de Cambridge, Kate Middleton, esposa do príncipe William --neto da rainha Elizabeth 2ª, e filho mais velho de Charles e Diana (1961-1997)-- foi anunciada na última terça-feira (4).

Com isso, além de ganhar um novo herdeiro para o trono, a gravidez pode ser um forte impulso para recuperar a popularidade da monarquia em todo o mundo.

De certa forma, o casamento de William e Kate já havia devolvido à realeza parte dessa popularidade, esmorecida com a morte de lady Di, em 1997.

No dia seguinte ao anúncio, o nome de Kate era um dos mais lembrados nas ruas e na internet.

Para saber a opinião dos leitores a respeito, perguntamos:

Gravidez de Kate Middleton pode fortalecer monarquia britânica?

SIM

O casal, especialmente a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, esbanja simpatia e jovialidade. Isto certamente encanta as pessoas que passam a ver a monarquia como um conto de fadas e não como um sistema de governo arcaico. Certamente a gravidez será positivo para a monarquia britânica.

Carmo Rossetti Neto (Guaranésia, MG)

NÃO

Não creio. Nos dias de hoje, considero fora de lugar essa preocupação. Isso é coisa do passado até para os ingleses. O fortalecimento da monarquia, sob a ótica da sucessão, já estaria, pelo menos a médio prazo, garantido com o príncipe herdeiro. O futuro da monarquia deve estar atrelado ao comportamento --atitude, utilidade, resultado-- da família real e tudo o que ela representa, e não simplesmente à garantia da sucessão.

Lucy Greca de Oliveira Carneiro (Curitiba, PR)

OSCAR NIEMEYER

Apesar de um dia ter de acontecer, a morte de Oscar Niemeyer deixou o país inteiro triste e muitos profundamente emocionados.

É uma perda de tamanho inigualável. Arquiteto de grande expressão em todo o mundo, trabalhou até os 104 anos de idade e foi motivo de orgulho para nós brasileiros.

Roberto Filho - 7.dez.2012/AgNews
Velório e enterro do arquiteto Oscar Niemeyer no cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio
Velório e enterro do arquiteto Oscar Niemeyer no cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio

Além do talento espetacular para a arquitetura, seu caráter humanitário também foi magistral. Seu posicionamento político foi sempre fiel aos princípios da igualdade que considerava presente no Partido Comunista.

O Brasil realmente está de luto.

Habib Saguiah Neto (Marataízes, ES)

ENERGIA ELÉTRICA

A presidente Dilma Rousseff quer insistentemente baixar a conta da energia elétrica. Fazer festa com dinheiro alheio, com o Tesouro Nacional, é fácil! Por que ela não elimina os impostos, PIS, Cofins etc. Aí sim! Mas baixar a conta com o dinheiro do Tesouro não. Esse já é nosso.

Carlos Viola (São Paulo, SP)

CORRUPÇÃO

Acredito que, após a quebra do sigilo telefônico de Rosemary Noronha, o Brasil ficará sabendo de outras maracutaias realizadas, inclusive no governo do ex-presidente Lula, que sempre diz não saber nada. É incrível ser o presidente, com pessoas se reunindo em sua área de trabalho (na sala ao lado) e você não tomar conhecimento de nada. Portanto, não somente eu, como todo brasileiro, gostaria que este sigilo fosse quebrado e, assim, desvendar as demais manobras realizadas pelos corruptos de nosso país.

J. Luciano Lorenzato (Belo Horizonte, MG)

 

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página