Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/06/2010 - 02h13

Coordenador da Funasa em RO é preso por suposto desvio de dinheiro

Publicidade

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE SÃO PAULO

A Polícia Federal em Rondônia prendeu ontem o coordenador da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) no Estado, Josafá Piauhy Marreiro, e outras quatro pessoas por suspeita de desvio de dinheiro público.

Entre os presos, estão um vereador de Ji-Paraná, cidade em que atuava a suposta quadrilha, e um auditor fiscal da Secretaria de Finanças do Estado.

Segundo a PF, o possível esquema desviava verbas da Funasa, destinadas à saúde indígena, utilizando licitações fraudulentas, notas fiscais frias, simulação de prestação de serviços e sobrepreço de medicamentos.

O dinheiro era obtido através de licitações vencidas pela ONG Asdefal (Associação de Deficientes Físicos da Amazônia Legal), cujo presidente também está entre os presos. O valor desviado chega a pelo menos R$ 2,1 milhões, segundo a PF. De acordo com o delegado Luciano Patury, responsável pelas investigações, a quadrilha atuava desde 2004.

Além das cinco pessoas presas temporariamente, há pelo menos outros cinco suspeitos de envolvimento no esquema, entre eles servidores da Funasa e de prefeituras no interior de Rondônia, que ainda estão sob investigação. A PF não divulgou ontem o nome de todos os presos.

Os suspeitos podem ser indiciados por formação de quadrilha, desvio de dinheiro público, peculato e crimes previstos na Lei de licitações.

Procuradas, a Funasa e a Secretaria de Finanças de Rondônia não se manifestaram até o início da noite de ontem. A defesa do vereador de Ji-Paraná não foi localizada pela reportagem, que também não conseguiu contato com representantes da ONG.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página