Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/06/2010 - 23h49

Com discurso de Dilma, PT e PMDB oficializam candidatura de Hélio Costa em Minas

Publicidade

MÁRCIO FALCÃO
ENVIADO ESPECIAL A BELO HORIZONTE

No ato conjunto do PT e do PMDB que oficializou na noite desta quarta-feira a chapa formada pelos dois partidos ao governo de Minas Gerais, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, voltou a lembrar que tem origem mineira. E disse que não está disposta a esquecê-la - uma tentativa de mostrar intimidade com os eleitores do segundo maior colégio eleitoral do país.

Ao lado do candidato ao governo Hélio Costa (PMDB), e do vice, Patrus Ananias (PT), Dilma disse que a aliança entre os dois partidos -- que enfrentou resistência dos petistas -- é para evitar a volta do Brasil que andava de cabeça para baixo.

"Estou pedindo que nos ajudem a fazer com que o Brasil e Minas avancem e não pare nem volte atrás, naquela época que o Brasil, os brasileiros, as brasileiras não andavam de cabeça erguida como andam hoje. [...] Estou pedindo apoio para eleger esse mineiro de barbacena. Eu conheço Hélio, ele tem visão de futuro".

Em seu discurso, Dilma fez uma série de elogios aos dois candidatos tentando destacar a ligação deles, que são ex-ministros do governo Lula, com a gestão do petista - utilizando o mesmo tom de continuidade que também explora em sua campanha.

Segundo Dilma, Costa, ex-ministro das Comunicações, "é a síntese do casamento que o presidente Lula fez entre o econômico e o social".

No evento, Dilma roubou a cena diante dos discursos protocolares de Hélio e Patrus que evitaram fazer críticas diretas ao ex-governador Aécio Neves. A gestão do tucano foi criticada em diversos momentos, mas o nome dele não foi citado.

O presidente do PT, José Eduardo Dutra, chegou a fazer comparações entre governos tucanos e petistas. "Vou fazer duas comparações Minas Gerais e o segundo mais poderoso da federação e Sergipe o menor. Vocês sabiam que um professor de Sergipe ganha mais que um professor de Minas? E que ganha mais e um policial militar de Sergipe do que um de Minas? É o motivo é porque Minas foi governada por oito anos pelo PSDB. E Sergipe é governado há quatro anos pelo PT, por isso que meu partido está de corpo e alma nessa campanha", disse.

Falando para milhares de militantes do PT e do PMDB que lotaram o hall de entrada da Assembleia do Estado, Costa destacou que seu governo será voltado para a área social. "Estamos aqui hoje mostrando aos nossos adversários que temos compromisso real com Minas Gerais. É isso que nos separa deles: trabalhar para as pessoas que mais precisam", disse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página